O que é nação?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Nação, do latim natio, de natus, é uma comunidade ou sociedade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns.

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos são exemplos de povos ou nações sem Estado. Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural.

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

São 81 nações ainda existentes.

Um povo pode ser formado por uma ou várias nações. A NAÇÃO é um grupo de pessoas que possuem a mesma identidade cultural, as mesmas referências culturais e históricas, possuem laços em comum, a mesma ancestralidade, os mesmos hábitos culinários, os mesmos gostos musicais, por exemplo.

Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.

Enquanto um estado pode ser definido como uma entidade política e geopolítica, já nação é uma unidade étnica e cultural. O termo "estado-nação" implica uma situação onde os dois são coincidentes.

Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação. Sob essa perspectiva, podemos afirmar que todas as sociedades modernas são Estados-nações, isto é, todas as sociedades modernas estão organizadas sob o comando de um governo instituído que controla e impõe suas políticas.

Os primeiros a se formarem
Os primeiros Estados a se formarem foram Portugal e Espanha, ambos no processo de reconquista (expulsão dos mouros que ocuparam a Europa) A unificação francesa e inglesa se deu mais politicamente, para fortalecer reinos que, separados, tinham pequena importância político-econômica.

Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista). A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos.