O que é muiraquitã?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Muiraquitãs ou muyrakytãs são artefatos talhados em pedra, chamada de amazonita, representando animais.

Os muiraquitãs são pequenos amuletos de pedra verde, que antes se pensou ser jade, mas hoje sabemos serem de amazonita, principalmente nas formas de sapos, rãs e tartarugas, que trazem sorte e felicidade, além da proteção contra as doenças, para quem os possui.

O Muiraquitã é o nome que os índios ancestrais da Amazônia davam a um pequeno objeto em forma de rã ou sapinho capaz de trazer felicidade, sorte e poderes de realização a quem o possuísse.

RESUMO - Os muiraquitãs são artefatos líticos com formas batraquianas confeccionados principalmente em pedra verde, tipo jade, utilizados pelos povos Tapajó/Santarém e Conduri do Baixo Amazonas, dizimados pelos colonizadores europeus.

A lenda do Muiraquitã é considerada um verdadeiro amuleto da sorte, que consiste num sapinho feito de pedra ou argila, geralmente é de cor verde, pois era confeccionado em jade. Os indígenas contam a seguinte lenda: que estes batráquios, eram confeccionados pelas índias que habitavam as margens do rio Amazonas.

Eram utilizados como amuletos, símbolos de poder, e ainda como material para compra e troca de objetos valiosos. Sobre eles há muitas lendas e mitos sempre envolvidos com as índias Amazonas, extintas ou lendárias.

Muiraquitã é o nome que os índios davam a pequenos objetos (geralmente representando rãs ou sapos), trabalhados em pedra de cor verde.

Essa história é sobre uma criatura gigante, que vive no coração da floresta Amazônica e odeia tomar banho. Dizem que ele era um rei de uma tribo, e também um guerreiro muito forte. Durante uma batalha, morreu, mas ele era tão valente que a mãe natureza o fez renascer e se tornar em um guardião da floresta.

Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos. A dança indígena é realizada tanto pelos homens, quanto pelas mulheres.

Seu cotidiano é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agropecuárias da região. Mas ser índio em Porto Real do Colégio significa ser filho da aldeia e conhecer o segredo do Ouricuri, desde a primeira infância.

Os colares indígenas são feitos à mão com materiais naturais, incluindo sementes, miçangas, pedras preciosas e madeira sagrada. Estes adornos podem ser encontrados em todas as partes do Brasil: desde as ruínas da Amazônia até as praias do Nordeste.

  • Lenda da Iara | Folclore.
  • Lenda do Saci-pererê
  • Lendas Indígenas.
  • Lenda do Boto-cor-de-rosa.
  • História e origem da lenda do Boitatá
  • Lenda da mula sem cabeça: uma história de arrepiar.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.