O que é monocultura?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola. A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma única cultura, é uma prática danosa ao solo.

Monocultura refere-se ao plantio de uma única cultura realizada, comumente, em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade). Um grande exemplo de monocultura é o cultivo de soja.

Além da cana-de-açúcar, os cultivos de soja, de café e de eucalipto representam os principais exemplos de monoculturas no Brasil. O Brasil é o maior exportador de soja do mundo. A produção de café no Brasil remonta ao século XIX e concentra-se na região Sudeste do país.

cana-de-açúcar

Já podemos adiantar que a monocultura nada mais é do que o cultivo de uma única espécie vegetal, por exemplo, a cana-de-açúcar. A título de curiosidade, o Brasil é considerado o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

Etapas do monocultivo
Posteriormente, há o preparo do solo com técnicas, como aração (técnica de inversão das camadas do solo) ou gradagem (etapa realizada após a aração do solo que consiste em romper os torrões deixados pelo processo de aração, fazendo com que o solo fique plano).

Contribuição para a Segurança Alimentar
Agricultores de pequeno porte produzem uma variedade de alimentos frescos e nutritivos, abastecendo mercados locais com produtos saudáveis. Isso reduz a dependência de importações e ajuda a garantir que a população tenha acesso a alimentos de qualidade.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).

O que é impacto ambiental? Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.

Uma desvantagem crítica da rotação de cultura está ligada ao fato de não cultivar a mesma cultura todos os anos. O ponto forte da rotação pode ser seu ponto fraco também, sendo que a prática é pouco adotada, muitas vezes, devido ao fato de ter que abrir mão de semear a cultura que dá maior retorno econômico.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

O agronegócio brasileiro se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja.

O ciclo de uma cultivar pode ser determinado em número de dias da semeadura até o pendoamento, até a maturação fisiológica ou até a colheita. As cultivares de milho são agrupadas de acordo com o ciclo da planta em: superprecoce, precoce, semiprecoce e normal.

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.

A agricultura moderna pode ser compreendida como o modelo de produção que incorpora grande acervo de tecnologia e conhecimento relacionados à produção agrícola.

A publicação da Lei 14.660/2023 nesta quinta-feira, 24 de agosto, no Diário Oficial da União, inclui os grupos formais e informais de mulheres aos grupos prioritários das compras da agricultura familiar.

A agricultura é uma atividade econômica caracterizada pelo plantio e cultivo de alimentos. A fixação da população nômade contribuiu para a produção alimentar em nível mundial. Atualmente, a atividade agrícola é umas das principais da economia mundial. Os sistemas agrícolas estão divididos em extensivo e intensivo.