O que é mirra?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África encontra-se também no Israel e Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento ...

A mirra é a resina extraída de uma planta do género Commiphora, a Commiphora Myrrha. Existem cerca de duzentas plantas do mesmo Género, ainda que só de algumas se extraiam resinas.

Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico. Cristo teria ainda tido outro contato com a substância, mencionado pela Bíblia. Vinho misturado com mirra foi oferecido a ele antes da crucificação.

Em 6 de janeiro, o recém-nascido Jesus Cristo teria recebido a visita dos três Reis Magos, que o presentearam com incenso, mirra e ouro.

A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore da família Burseraceae, nativa da África e Península Arábica, também encontrada na Índia e Tailândia. Cresce até 5 metros de altura e apresenta espinhos e folhas caducas. Popularmente é chamada de incenso, mirra verdadeira e mirra arábica.

O valor desse composto certamente foi muito alto, pois a Bíblia diz que Nicodemos levou quase cem libras desse produto, o que representava cerca de trinta e cinco quilos. O fato de a mirra ser uma especiaria nobre fica muito claro na ocasião em que os magos foram visitar Jesus algum tempo depois de seu nascimento.

R$ 18,90 / un.

A mirra provém da espécie Commiphora myrrha, enquanto o incenso obtém-se a partir de várias espécies do género Boswellia. Muito fragrantes, tanto são usadas nos cultos religiosos, como na perfumaria e na medicina tradicional.