O que e mediana?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Mediana é o valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra, uma população ou uma distribuição de probabilidade. Em termos mais simples, mediana pode ser o valor do meio de um conjunto de dados. No conjunto de dados {1, 3, 3, 6, 7, 8, 9}, por exemplo, a mediana é 6.

Mediana: o número do centro; é encontrado ordenando-se todos os dados e escolhendo o que está no centro (ou, se houver dois números no centro, calculando-se a média desses dois números). Exemplo: a mediana de 4, 1 e 7 é 4 porque, quando os números são colocados em ordem (1 , 4, 7) , o número 4 está no centro.

Ela indica qual é o valor que está exatamente no meio de um conjunto de dados, quando eles estão ordenados. A Mediana nos diz que metade (50%) dos valores do conjunto de dados está abaixo dela e a outra metade está acima dela. Assim como a Média e a Moda, a Mediana é uma medida de tendência central.

Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Um ponto importante é que quando o número de elementos de um conjunto é par, a mediana é a média aritmética simples dos dois valores centrais. Ou seja, deve-se somar os valores e dividir por dois.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

10 Respostas
Assim, a mediana é 9.

A média é a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dado. Em razão de ser suscetível aos valores extremos, a média normalmente é utilizada quando os dados estão dispostos de forma homogênea. A mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados.

Para calcular a mediana:

  1. Devemos ordenar o conjunto de dados em ordem crescente;
  2. Se o número de elementos for par, então a mediana é a média dos dois valores centrais. Soma os dois valores centrais e divide o resultado por 2: (a + b)/2.
  3. Se o número de elementos for ímpar, então a mediana é o valor central.

Na verdade, a comparação da média com a mediana nos fornece uma medida da assimetria da distribuição. Em particular, uma média mais elevada que a mediana nos diz que os valores no topo da distribuição estão muito distantes do centro, em comparação aos valores que estão na parte de baixo da distribuição.

Como o conjunto tem um número ímpar de elementos, a mediana é o valor que está exatamente no meio do conjunto, que é o número 15. Portanto, a resposta é 15.

- se a quantidade de valores da amostra for par, é preciso tirar a média dos valores centrais para calcular a mediana. Nesse caso, 50% dos valores da amostra estão abaixo e 50% dos valores da amostra estão acima desse valor.

A Média fornece um indicador que pode representar, em certas circunstâncias, os dados de uma pesquisa e também é a base para o cálculo de outras medidas tais como o desvio padrão, coeficiente de variação, de correlação, dentre outras.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

Média, moda e mediana são dados da Estatística usados para simplificar um conjunto de informações em único elemento, que são chamados de medidas de tendência central. Esses números permitem que certos valores quantitativos sejam representados por um dado central e encontrados através de conjuntos finitos e infinitos.

A moda é o valor que mais se repete em um conjunto. A mediana é o valor central de um conjunto quando colocamos seus dados em ordem. A média é calculada quando somamos todos os termos de um conjunto e dividimos o resultado pelo número de elementos desse conjunto.

Como calcular a mediana?

  1. Ordene as observações do menor valor para o maior valor.
  2. Se o número de observações for um número ímpar a mediana é a observação (valor) central dessa lista ordenada. Para achar a mediana, faça (n + 1)/2 onde n é o número de observações.