O que é liberdade para a psicologia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Rollo May define liberdade como a capacidade do homem de assumir seu próprio desenvolvimento, bem como sua capacidade de se moldar a si mesmo.

Liberdade na Psicologia
De acordo com a Psicologia, liberdade se encaixa no livre arbítrio dos indivíduos sem que atrapalhe os demais. Com isso, sem agredir os outros, você se torna independente dos demais, disseminando sua autonomia no mundo externo.

A liberdade não é pensada no plano das ações e sim no das essências. Em Freud, a responsabilidade moral pode ser outorgada por meio da pressão da cultura sobre o indivíduo, o que transfere a liberdade ao plano da ação, e não da “essência”.

O que é liberdade:
Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade.

Quatro Liberdades

  • Liberdade de expressão.
  • Liberdade religiosa.
  • Liberdade de viver sem penúria (Direito a um nível de vida adequado)
  • Liberdade de viver sem medo.

A “liberdade” é um sentimento e um valor que busca evitar que o homem seja submetido ao controle externo ou coerção e permite que ele tome decisões independentes e aja de acordo com sua vontade. A liberdade em um sentido político é livre de subjugação.

Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

A liberdade em Nietzsche é fundada na essência humana, de forma artística e criativa. O homem livre é aquele que se desprende dos moldes e se volta para si, se identifica e se lança a vida com todas as suas nuances, sejam elas belas ou trágicas. ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco.

ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

O ser humano, segundo o pensamento de Spinoza, vai possuir verdadeira liberdade quando através dos afetos ativos, vencer as paixões tristes e abraçar as paixões alegres. dizer que o ser humano não pode agir contra a sua essência, ou seja, contra a substancia única.

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, conforme a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.

A liberdade é condição daquele que é livre, capacidade de agir por si mesmo. A liberdade é a expressão genuína da essência humana. É para alguns, sinônimo de autodeterminação, independência, autonomia.

A liberdade manifesta-se na dimensão “externa” da pessoa diferenciando-a da liberdade interior. Uma condição que seria “conquistada” a partir de uma postura ética com o bem comum.

A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Existem três tipos de liberdade :

  • A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade.
  • A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer.
  • A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

O conceito de liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional.