O que é letramento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Compreende-se por letramento ou literacia o resultado da ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. Desse modo, os sujeitos apropriam-se da escrita, criticamente, com a finalidade de interagirem e agirem nos diversos contextos sociais.

Resumo: Letramento é um conceito que, juntamente com o de alfabetização, refere-se ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita.

A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento.

Ou seja, enquanto aquele que é alfabetizado reconhece o sistema de escrita, o letrado vai além e utiliza a leitura e a escrita nos mais variados contextos, interpreta, compreende e organiza discursos e reflexões.

Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.

Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

Segundo Freire citado por Arruda (2009) “Aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la.”

Já o letramento é capacitar o aluno para que utilize essa tecnologia, a alfabetização, em sua realidade. Seja produzindo, lendo ou compreendendo textos. Afinal, não basta saber decodificar sons em letras. Para além disso, a língua escrita tem a função de inserir a criança social e culturalmente.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

Letramento é a habilidade de saber ler e escrever, de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem enquanto produto cultural e social.

Além da leitura, são utilizados colagens, pinturas, desenhos e outras atividades. As cartinhas também são clássicos usados para promover alfabetização e letramento. Os professores e responsáveis podem incentivar os pequenos a produzirem cartões de mensagens e recadinhos para diferentes momentos.

Desse modo, o letramento é um domínio mais aprofundado do sistema de escrita, pois implica dominar também a pragmática da linguagem, ou seja, o uso da língua no cotidiano, em seus contextos variados. Essas diferenças também configuram distintas metodologias de ensino para cada objetivo.

Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...

Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Com relação à origem, o termo letramento surgiu no Brasil na década de 80 e se originou do inglês literacy. Surgiu a partir da necessidade de denominar o estado ou condição daqueles que não mais pertenciam ao grupo dos analfabetos e que utilizavam a escrita e a leitura em seus contextos.