O que é lavagem de dinheiro?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Lavagem de dinheiro é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de ...

Um exemplo desse tipo de crime é a compra, com dinheiro ilícito, de obras de arte ou produtos de luxos para revendê-los em seguida, para dar a aparência de um operação comercial legal. A pena prevista é de 3 até 10 anos de reclusão e multa.

Vejam quais são as formas mais comuns:

  1. Empresas laranjas. Os empreendimentos de fachada são os recursos mais comuns para lavar dinheiro. ...
  2. Transferências online em baixa quantidade. ...
  3. Paraísos fiscais. ...
  4. Joias e obras de arte. ...
  5. O bilhete premiado. ...
  6. A nota fria. ...
  7. O papel do contador.

A lavagem de dinheiro acontece por meio da movimentação de recursos e, muitas vezes, as instituições financeiras são utilizadas como meio de transferência de dinheiro. Para isso, essas organizações devem criar mecanismos de prevenção e proteção contra esse tipo de crime.

Estelionato — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O processo de lavagem de dinheiro passa por três fases, sendo elas de colocação, ocultação e integração.

Pena: reclusão de três a dez anos e multa. I - os converte em ativos lícitos; II - os adquire, recebe, troca, negocia, dá ou recebe em garantia, guarda, tem em depósito, movimenta ou transfere; III - importa ou exporta bens com valores não correspondentes aos verdadeiros.

Comércio de bens de luxo ou de alto valor
A maioria dos criminosos tem algo em comum, o desejo de ostentar, muitas vezes descaradamente, os seus ganhos ilícitos. O mercado de bens de luxo, tais como carros, iates, aviões, roupas de grife, eletrônicos, são alvos ideais para lavadores de dinheiro.

O dinheiro ilícito pode vir de diversas fontes como roubo, corrupção, tráfico de drogas, etc. Ocorre que esse dinheiro não pode ser utilizado de imediato, pois a Receita Federal pode acabar rastreando essa irregularidade e buscando investigar a origem do dinheiro.

A Lei 9.613/98 que trata dos crimes de lavagem de dinheiro está na ordem do dia, tendo em vista as recentes investigações envolvendo juízes, delegados e advogados no conhecido caso Anaconda.

Não se configura o delito de lavagem de dinheiro se o agente não age com dolo (direto ou indireto) no sentido de ocultação ou dissimulação – da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores (...).