O que é holding familiar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma holding familiar é uma entidade corporativa estabelecida com o intuito de gerir e proteger o patrimônio de um clã familiar específico. Seu objetivo primordial é garantir o uso eficaz dos ativos familiares e maximizar a eficiência tributária, permitindo uma melhor gestão e otimização na liquidação de impostos.

A Holding Familiar é uma estratégia essencial para a proteção e gestão eficiente do patrimônio familiar. Com benefícios como economia tributária, simplificação da sucessão e preservação do legado, essa alternativa oferece segurança e tranquilidade para as gerações futuras.

A holding compartilha recursos, melhora a governança e estimula iniciativas ecológicas. Além disso, ela garante proteção contra eventuais riscos, tanto de empresas relacionadas ao mesmo grupo quanto de outras empresas.

O custo mensal de uma holding familiar varia entre R$ 250 e R$ 400. No entanto, esse valor pode mudar conforme o objetivo da holding, os honorários dos profissionais, entre outras despesas contábeis.

Uma holding familiar é uma empresa criada para controlar e cuidar do patrimônio de pessoas de uma família. O principal objetivo é buscar o melhor aproveitamento dos bens familiares e otimizar o pagamento de impostos.

Digo que o maior risco numa Holding é ficar como está, qual seja, sem planejamento sucessório e sem a efetiva proteção patrimonial. Afinal de contas, segundo dados da Receita Federal já temos no Brasil mais de 100 mil Holdings.

A holding pode ser um mecanismo jurídico de proteção patrimonial, evitando que o patrimônio pessoal dos sócios seja atingido diante de algum eventual problema empresarial e, ainda, ao mitigar os riscos decorrentes da atividade, traz estabilidade ao negócio.

Vale a pena montar uma holding familiar quando a família tem um patrimônio considerável e um grande número de bens. Quanto mais abastada for a família, mais indicada é a abertura desse tipo de empresa.

O que significa Holding Familiar
Como se trata da administração do patrimônio familiar, uma holding pode ter vários tipos de bens, tais como: Bens imóveis. Valores mobiliários. Bens móveis, como joias e computadores.

A transferência do patrimônio pode ser realizada gradualmente, acarretando despesas menores e fracionadas; Não possui um único meio válido para ser realizada, como explicamos anteriormente, e pode ser feita por meio de escritura pública, contrato particular ou até mesmo de forma verbal.

Em regra, não há penhora de bens, execuções ou outros riscos. Isso significa que, acaso executassem uma cobrança contra você (execução trabalhista, civil, fiscal), os seus bens, agora entregues à pessoa jurídica Holding, dificilmente poderão ser penhorados para pagamento daqueles débitos.