O que e himen?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O hímen consiste em uma membrana fina que cobre a abertura vaginal, e é formado por um tecido conjuntivo, fibras musculares, vasos sanguíneos e terminações nervosas. É muito comum algumas mulheres não ter – cerca de 0,03% que poderiam ter hímen, nascem sem um.

O hímen é uma membrana que recobre a entrada da ppk e não possui função nenhuma no corpo. No entanto, ele guarda o mito da virgindade intacta e, por isso, o seu rompimento é um assunto que dá pano pra manga.

O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Além dessas informações, é importante saber que a membrana não possui terminações nervosas, ou seja, não dói. Contudo, existem vasos sanguíneos na região que são responsáveis pelo sangramento durante o rompimento do hímen. Mas vale ressaltar: isso não é uma regra, já que é possível rompê-lo sem que haja sangramento.

O hímen não desaparece depois de rompido. Mesmo depois de rompido, o hímen continua na entrada do canal vaginal, mas mais flexível.

É muito comum algumas mulheres não ter – cerca de 0,03% que poderiam ter hímen, nascem sem um. Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper o hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem, se ela tiver um!

Depois da ruptura, o hímen não se reconstitui novamente. Ou seja, uma vez que perde a membrana, a mulher ficará sem essa membrana. A vagina é composta por músculos que são elásticos e podem se adaptar com o alargamento e abertura durante a relação sexual, bem como com o relaxamento e fechamento em momentos sem relação.

Uma amiga engravidou do namorado na primeira vez e ela garante que eles estavam só brincando, que ele não fez a penetração." Cientificamente falando, existe sim a possibilidade de uma garota engravidar mesmo sem ter o hímen rompido.

Nem sempre o hímen se rompe por completo na primeira relação sexual. Em algumas situações, é preciso mais de uma vez para que isso ocorra. Além disso, também é importante saber que isso pode acontecer com meninas que têm hímen do tipo complacente, que estica e volta para o lugar.