O que é hermafrodita?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Chama-se hermafrodita um indivíduo que produz ambos gametas femininos e masculinos funcionais durante sua vida.

Significado de Hermafrodita
adjetivo Diz-se das pessoas que possuem, concomitantemente, ambos os sexos (masculino e feminino). Diz-se dos indivíduos que apresentam características particulares, sexuais e/ou secundárias, tanto femininas quanto masculinas.

O termo hermafrodita aplica-se às espécies monoicas e também aos indivíduos anormais das espécies dioicas que possuem órgãos masculinos e femininos. Alguns seres vivos - como, por exemplo, alguns gastrópodes e outros - mudam de sexo no decorrer da sua vida.

O hermafroditismo é uma anomalia sexual ainda pouco conhecida, configurando um distúrbio morfológico e fisiológico das gônadas sexuais de um indivíduo, que simultaneamente manifesta estrutura tecidual testicular e ovariana.

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

No hermafroditismo verdadeiro, além da presença de ovários e testículos, observa-se a existência, ou não, da genitália masculina e feminina. No caso do pseudo-hermafroditismo masculino, observa-se um pênis pouco desenvolvido.

Já os pseudo-hermafroditas possuem apenas um tipo de tecido gonadal (testicular ou ovariano) e genitália e características secundárias do sexo oposto e são classificados como pseudo-hermafroditas masculinos ou femininos de acordo com a gônada presente (Prestes et al., 2005; Weng et al., 2005; Delfini et al., 2007).

Uma das causas possíveis é genética. Mutações no gene CYP21A2 (que se encontra no braço curto do cromossomo 6) resultam na deficiência de uma enzima, a 21-hidroxilase.

Apesar disso, existe uma condição na espécie humana que é chamada de 'hermafroditismo verdadeiro', em que o indivíduo apresenta tecido masculino e feminino, testicular e ovariano, mas não consegue se reproduzir como homem e como mulher”, iniciou a explicação.

A exemplo disso, no âmbito lexical, o movimento intersexo considerara que o termo “hermafrodita” é ofensivo, porque é um termo antiquado e estereotipado. As pessoas transgêneras também requerem, dentre outras coisas, que a concordância gramatical com a identidade de gênero da pessoa seja respeitada.