O que é grafeno?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. O termo grafeno foi proposto como uma combinação de grafite e o sufixo -eno por Hanns-Peter Boehm. Foi ele quem descreveu as folhas de carbono em 1962.

Grafeno prospectivo – aplicações em vários setores
Já hoje, o grafeno é considerado o sucessor do silício na área eletrônica. Este condutor transparente e flexível pode ser usado para fabricar células fotovoltaicas, telas roláveis e painéis de toque, bem como luzes LED.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão estudando os lados negativos do grafeno e descobriram que a substância não se decompõe facilmente em lagos e rios e pode viajar longas distâncias na correnteza por conta disso, o que acaba aumentando as chances de que a poluição por grafeno polua mais ecossistemas.

Esse material pode ser produzido por meio da extração de camadas superficiais da grafite, um mineral abundante na Terra e um dos mais comuns alótropos do carbono.

Por que o grafeno ainda não é usado? Fica bem claro que o grafeno tem propriedades incríveis, mas existe um motivo dele não ter sido amplamente adotado pela indústria. Esse material ainda é extremamente caro para se produzir em grandes quantidades.

Entre os países que usam as propriedades do grafeno estão a China, onde foram registradas 2.204 patentes; os Estados Unidos, com 1.754, e a Coreia do Sul, com 1.160.

As mais conhecidas são: construção civil, energia, telecomunicações, medicina e eletrônica.

Elemento químico da família do carbono, considerado o mais fino e o mais resistente do mundo, o grafeno é tido por muitos como o elemento do futuro para a indústria. E isso tem uma explicação: as suas diversas aplicações tecnológicas, que potencializam a performance de produtos nos mais variados setores.

De acordo com a pesquisa, o nanomaterial óxido de grafeno se degrada e se tornam muito mais solúveis e menos tóxico após incubação com água sanitária por uma semana. “As partículas de óxido de grafeno degradadas ficam com tamanho menores que 30 nanômetros de diâmetro.

A melhor ocorrência grafítica e maior cristalização estão no município de Pedra Azul/MG; o distrito grafitoso de Pedra Azul compreende uma série de ocorrências de grafita, localizado ao norte de Pedra Azul, sendo das maiores reservas brasileira.