O que é fraternidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de liberdade e igualdade e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. "Liberdade, Igualdade e fraternidade".

Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.

É olhar para o próximo com compaixão, acolher sem julgamentos, doar sem interesse e sentir a dor do outro como se fosse a de si mesmo.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

O que é uma irmandade ou fraternidade? Em primeiro lugar, você sabe o que significam os termos irmandade e fraternidade? Uma irmandade é um tipo de organização universitária para mulheres, enquanto uma fraternidade é o equivalente para homens nas instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Fraternidade e educação: Agir

  1. Colocar a pessoa no centro.
  2. Ouvir a as gerações mais novas.
  3. Promover a mulher.
  4. Responsabilizar a família.
  5. Se abrir à acolhida.
  6. Renovar a economia e a política.
  7. Cuidar da casa comum.

Se quisermos ter um mundo melhor, de todos os pontos de vista, seja social, político ou religioso, devemos praticar a cultura da fraternidade ali onde nós estamos: na família, na escola, na universidade, no trabalho, na vida pública, entre amigos ou pelas ruas.

Consideramos que a ação fraterna propicia ao ser humano a responsabilidade do cuidado com o outro e com o mundo em que vive, há um compromisso que se estabelece nas relações e nas ações de cada indivíduo mesmo na sua diversidade de pensamento e diferentes concepções de mundo sendo de extrema importância para a ...

Fraternidade e Fome

O tema deste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

A vida fraterna deve ser vivida intensamente por cada fiel. Ela acontece na celebração dos sacramentos, sobretudo da celebração de todos os sacramentos, de maneira especial na Eucaristia e no Sacramento da Reconciliação. Por meio dos sacramentos Deus reaviva nossa união com Ele e com os irmãos.

Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Já a fraternidade consiste em uma responsabilidade reciproca, que emerge quando o ser humano não pode mais fundar sua vida no controle que tem sobre o seu ambiente, mas á obrigado a fundá-la sobre a relação com outro ser humano.