O que é fonte de energia sustentável?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Energia sustentável é a energia produzida a partir de fontes renováveis, isto é, que não se esgotam como os combustíveis fósseis, por exemplo. Desse modo, elas podem gerar eletricidade para a sociedade atual e, no futuro, continuar abastecendo as próximas gerações.

A energia solar e a eólica podem ser consideradas sustentáveis desde que sejam desenvolvidas a partir de uma visão integrada de eficiência econômica, ambiental e social.

Entre as principais vantagens das energias renováveis, estão o fato de serem inesgotáveis (em comparação com as de combustíveis fósseis por exemplo), poderem ser implantadas em qualquer lugar do mundo, evitando uma centralização de recursos, proporcionam menor produção de danos ao meio ambiente e dão mais independência ...

E as fontes de energia como a eólica, a solar e da biomassa já estão sendo colocadas em prática, o que posiciona o Brasil num seleto grupo de vanguarda mundial na produção de energia renovável e sustentável.

O que são fontes de energia? As fontes de energia, também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia, alguns exemplos são: o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.

O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.

Redução de impactos à vida aquática, terrestre e humana, ocasionados pela retirada das fontes renováveis da natureza; Possibilidade de gerar maior retorno econômico; Maior acesso à energia, devido às fontes renováveis; Oportunidade para projetos de inovação e geração de empregos.

As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia.

A energia não sustentável se diferencia do modelo sustentável por se basear na geração a partir de fontes não renováveis. Além disso, é comum que gerar esse tipo de energia cause impactos mais significativos no meio ambiente, como determinado tipo de degradação. Um exemplo claro é o da energia nuclear.

Ademais, a energia renovável se diferencia da sustentável, pois utiliza apenas de recursos naturais “inesgotáveis”. Entretanto, a energia sustentável reconhece que nenhum recurso é, de fato, inesgotável.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

Desvantagens das energias renováveis
Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população. Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

É sobre isso que falaremos a seguir!

  1. Hidrelétricas. Elas são as principais fontes de energia elétrica do país, pois durante muito tempo se valorizou demais a construção de barragens para aproveitar o potencial hídrico. ...
  2. Termelétricas. ...
  3. Eólica. ...
  4. Solar.
  • Fontes Fósseis.
  • Fontes de energia renováveis.
  • Energia Hidráulica.

Quais são as fontes renováveis? As principais fontes de energia renováveis são a luz do sol, a água e os ventos. Outros tipos são o calor da terra, dos rios, das marés e as ondas do mar. Essas alternativas sustentáveis são divididas em hídrica, geotérmica, solar, eólica, oceânica e de biomassa.