O que é a fonte de energia não renovável?

Perguntado por: lsilveira7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

As fontes de energia que pertencem a este grupo são finitas ou esgotáveis. Para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.

Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.

A diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é que as fontes renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Resposta. Resposta: Energia não renovável é a fonte de energia que depende de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar.

Evidentemente, a principal desvantagem de todos os tipos de energia não renováveis está nos altos níveis de poluentes emitidos na atmosfera, tanto em sua produção quanto em seu uso. Com isso, acabam tendo um grande impacto nas mudanças climáticas, junto com a geração de resíduos não biodegradáveis.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural.

Os combustíveis fósseis são excelentes exemplos de recursos naturais não renováveis, uma vez que se tratam de reservas limitadas, que precisam de muito cuidado e responsabilidade ao serem extraídas. O petróleo, o gás natural e o carvão são os principais exemplos dos combustíveis fósseis.

A energia não sustentável se diferencia do modelo sustentável por se basear na geração a partir de fontes não renováveis. Além disso, é comum que gerar esse tipo de energia cause impactos mais significativos no meio ambiente, como determinado tipo de degradação. Um exemplo claro é o da energia nuclear.

Energia renovável é uma categoria de energia composta por recursos naturais que se regeneram rapidamente ou que são ativos permanentemente, como o Sol e o vento, por exemplo. Por esses motivos, são alternativas que proporcionam mais qualidade de vida e incentivam tecnologias inovadoras.

As principais fontes de energia não renováveis têm origem em organismos vivos, sendo os famosos combustíveis fósseis. Petróleo, gás natural e carvão são chamados coletivamente de combustíveis fósseis. Recebem esse nome porque foram formados na Terra a partir de plantas e animais mortos ao longo de milhões de anos.

Energia não renovável ou energia de fontes não renováveis é a energia cujas fontes dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, por exemplo, o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear.

Energia não renovável ou fontes não renováveis[1] são as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, por exemplo, o carvão mineral, o petróleo,[2] o gás natural e a energia nuclear.