Quais as vantagens e desvantagens do uso de energias renováveis?

Perguntado por: opacheco2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia.

Desvantagens das energias renováveis
Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população. Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis.

A maioria não gera gases de efeito estufa nem outras emissões poluentes. Não emitem gases prejudiciais para os seres vivos. qualquer lugar: barcos, trailers, habitações, edifícios, etc.

Uma vantagem das fontes de energia não renováveis é o menor custo de produção, transporte e comercialização desses recursos. Uma desvantagem das fontes de energia não renováveis é o registro de inúmeros problemas ambientais, como a poluição do ar.

A maior vantagem desse tipo de energia é a grande quantidade de energia elétrica que é gerada. Mas além das desvantagens já mencionadas, que são os acidentes, ainda há o custo elevadíssimo para sua implementação e o fato de que a água quente que volta para os rios e lagos pode causar poluição térmica.

Evidentemente, a principal desvantagem de todos os tipos de energia não renováveis está nos altos níveis de poluentes emitidos na atmosfera, tanto em sua produção quanto em seu uso. Com isso, acabam tendo um grande impacto nas mudanças climáticas, junto com a geração de resíduos não biodegradáveis.

O funcionamento de uma usina eólica está condicionado à constância dos ventos. Sendo assim, tem como principal vantagem a produção de uma energia barata e limpa, porém apresenta uma grande dependência das condições da natureza para o seu funcionamento.

Energia eólica: vantagens e desvantagens

  • Trata-se de uma fonte de não poluente e renovável;
  • Otimiza o uso produtivo da terra;
  • Colabora para a independência dos combustíveis fósseis;
  • Reduz a emissão de gases associados ao aquecimento global;
  • Gera um alto impacto na economia brasileira e mundial.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Vantagens e Desvantagens do Petróleo
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte. Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a elétrica, eólica, solar, entre outras.

Desvantagens da energia limpa
Apesar dos benefícios, as fontes renováveis ainda oferecem algumas desvantagens em relação ao petróleo e seus derivados. Entre elas, estão os custos para sua implementação, já que poucos imóveis e territórios possuem a infraestrutura necessária para aproveitar essas fontes energéticas.

Energia Solar: Desvantagens

  1. 1 - Alto custo.
  2. 2 - Intermitência.
  3. 3 - Poucos incentivos.
  4. 4 - Transformação na aparência do imóvel.
  5. 5 - Impactos ambientais à fauna.
  6. 6 - Baixa eficácia no armazenamento.
  7. 7 - Sistema anti-ilhamento.

Veja agora as suas duas principais desvantagens.

  1. Pode gerar impactos ambientais negativos. A energia elétrica no mundo gera diversos impactos ambientais negativos, visto que muitas das suas formas de produção são altamente prejudiciais.
  2. O custo costuma ser alto.

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.