Por que o uso da energia nuclear gera polêmica na atualidade?

Perguntado por: esilva9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Entre as desvantagens, destacam-se: a) riscos de acidentes que podem gerar desastres e liberação de energia nuclear (bastante nociva); b) é mais cara que a maioria das demais fontes de energia; c) os resíduos produzidos geram radioatividade durante um longo tempo; d) dificuldade de armazenamento e descarte dos ...

Isso porque ela se baseia na manipulação de produtos radioativos bastante nocivos à vida e ao ambiente. Sendo assim, existem diversos impactos ambientais neste tipo de produção de energia.

utilização de recursos não renováveis; grande utilização de água nas unidades; elevado risco de acidentes nucleares; grande custo de construção das usinas.

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...

A energia nuclear traz benefícios para a sociedade, como a utilização das radiações em múltiplas aplicações na medicina, indústria, agropecuária e meio ambiente. Cada um desses usos insere esta energia em um determinado campo de acontecimentos.

Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer); Lixo atômico e problemas de destinação deste; Meia-vida longa de alguns elementos utilizados como o Plutônio 239.

Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

As usinas nucleares são consideradas meios limpos e renováveis de geração de energia. Elas têm um custo vantajoso em termos de construção e operação. Uma das desvantagens das usinas nucleares é a produção de resíduos sólidos radioativos, de descarte dificultoso no ambiente.

Uma das principais críticas ao Programa Nuclear Brasileiro, feita pelos parlamentares, é a falta de um marco regulatório para o setor. O Governo já estuda a criação de uma agência reguladora para cuidar do assunto de forma mais autônoma.

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

A energia nuclear é muito utilizada na medicina, na agricultura, no meio ambiente e na indústria, principalmente, para a geração de energia elétrica. O sistema elétrico brasileiro, por ser predominantemente hídrico, é afetado profundamente pelas variações climáticas.

A poluição radioativa surge pela energia nuclear ou atômica produzida pelas usinas nucleares. O tipo de lixo gerado é chamado de lixo radioativo ou nuclear. Um bom exemplo de poluição radioativa são as bombas nucleares sendo o principal componente combustível o urânio.

No Brasil, a energia nuclear responde por apenas cerca de 1% da geração de eletricidade. O processo de desenvolvimento do uso da energia nuclear em nosso país teve início ainda nos anos 1950 e se revelou demorado e turbulento, com denúncias de corrupção e décadas de paralisações das construções.