Qual o impacto das energias renováveis?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Geração de empregos: As energias renováveis, fundamentalmente a cadeia produtiva da energia solar, geram muito mais empregos que investimentos de geração de energia não-renovável. Esse impacto social movimenta a economia e traz riqueza para áreas até então pouco desenvolvidas economicamente.

Essas são as energias mais renováveis produzidas atualmente, pois são produzidas a partir da luz solar, vento, calor geotérmico e movimento das ondas — ou seja, os únicos impactos ambientais dessas fontes de energia são a alteração de paisagem e o desmatamento de pequenas áreas para a instalação de turbinas eólicas e ...

A energia limpa contribui para a utilização de fontes renováveis. Além dos recursos utilizados estarem disponíveis para gerações futuras, a energia limpa não causa impactos como o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, não emite gases de efeito estufa e tampouco agrava o aquecimento global.

Desvantagens. No entanto, a utilização dos recursos não renováveis gera muitos poluentes e possui um elevado impacto ambiental, por exemplo: aquecimento global, chuva ácida, perda da biodiversidade, bem como o esgotamento das fontes.

Ainda que essa emissão seja diminuída, ela ainda está presente durante o processo de produção de energia. A emissão de gases ocorre no processo de produção de combustíveis, gases e carvão, reduzindo a qualidade do ar. Outro problema dessa energia renovável é o aumento no desmatamento de áreas verdes.

Os principais são a erosão e contaminação do solo, além da chuva ácida, quando óxidos de nitrogênio e de enxofre são lançados na atmosfera e reagem com a água das chuvas, tornando-a ácida e prejudicando o solo.

Desenvolvimento sustentável e socioeconômico
As fontes de energia renováveis ​​oferecem mais oportunidades em eficiência energética, desenvolvimento social e econômico, democratização da energia e poder de escolha, assim como investimentos em inovações sustentáveis para um futuro melhor.

Veja as principais: Redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global. Menor impacto ambiental, pois a energia limpa – especialmente as fontes alternativas, como a solar e eólica – exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida.

Desvantagens das energias renováveis
Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população. Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis.

A maioria não gera gases de efeito estufa nem outras emissões poluentes. Não emitem gases prejudiciais para os seres vivos. qualquer lugar: barcos, trailers, habitações, edifícios, etc.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

energia hídrica

Considerada a fonte de energia renovável mais antiga do mundo e a de maior impacto ambiental, em relação a outras energias renováveis, a energia hídrica é gerada pela força da água. Para isso, são construídas barragens no leito dos rios, que retêm a água, inunda florestas e desabriga animais silvestres.