O que é fluxograma?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Fluxograma: é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada ...

O fluxograma ilustra as etapas, sequências e decisões de um processo ou fluxo de trabalho. Embora haja vários outros tipos, um fluxograma básico é a forma mais simples de um mapa de processo. Trata-se de uma ferramenta robusta para planejar, visualizar, documentar e otimizar processos em diversas áreas de conhecimento.

O Fluxograma é uma ferramenta utilizada para a organização sequencial dos processos da empresa, afim de deixar clara e padronização da execução, melhorando a comunicação, aumentando a produtividade e reduzindo retrabalhos e custos de operação.

Quais são os tipos de Fluxogramas?

  • Diagrama de Blocos. É o mais simples dos fluxogramas. ...
  • Fluxograma de processos simples. É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.
  • Fluxograma funcional. ...
  • Fluxograma vertical.

O fluxograma permite que o processo seja constantemente revisitado, possibilitando, dessa forma, a análise crítica, a identificação de falhas e as oportunidades de melhoria.

Um fluxograma é um diagrama que descreve um processo, sistema ou algoritmo de computador. São amplamente utilizados em várias áreas para documentar, estudar, planejar, melhorar e comunicar processos complexos por meio de diagramas claros e fáceis de entender.

2.1 5 Símbolos Básicos do Fluxograma

  • A forma oval ou de pílula - representa o início/fim.
  • A forma retangular - representa um processo.
  • A forma do paralelogramo - representa a entrada/saída da informação.
  • O Diamond Shape - representa uma decisão.
  • A forma de seta - representa o fluxo da sequência.

O fluxograma é formado por símbolos que permitem a fácil identificação das etapas dos processos produtivos, como início, fim, decisão, fluxo, e são eles que nos ajudam a entender quando cada pequena etapa acontece.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

A ferramenta de fluxograma mais utilizada é o fluxograma de Ansi, que tem esse nome porque segue a padronização do American National Standards Institute (Instituto Nacional Americano de Padronização). Dessa forma, os fluxogramas que atendem essa orientação utilizam os mesmo símbolos para identificar as tarefas.

Quais são as vantagens de usar um fluxograma?

  • Ferramenta de recurso visual. ...
  • Facilita a comunicação interna. ...
  • Auxilia na construção de um planejamento. ...
  • Aumenta a produtividade e eficiência. ...
  • Facilita a identificação e solução de problemas. ...
  • Documentação simplificada.

Um fluxograma é uma representação gráfica de um processo, ou seja, um desenho que descreve as etapas e a ordem em que os estágios devem acontecer. Cada um dos passos é indicado por um símbolo, que é padronizado.

Um fluxograma de processo consiste na representação gráfica de um processo. A ideia é que, ao observar o desenho, uma pessoa consiga entender de maneira fácil a sequência com que as atividades ocorrem. Para isso, utiliza-se elementos como formas geométricas, setas e descrições breves.

Um fluxograma é um tipo de diagrama que explica visualmente um processo ou fluxo de trabalho (workflow), por isso também é chamado de diagrama de fluxo. Usando símbolos e definições padronizados, os fluxogramas descrevem visualmente as diferentes etapas e decisões de um processo.

O que é um organograma empresarial? Um organograma é um método de estruturação de equipes dentro de uma empresa. O objetivo dessa ferramenta é organizar os espaços nos quais cada profissional estará inserido, além de esclarecer a qual nível cada um dos outros níveis deve se comunicar e prestar contas.

Um fluxograma de processo de produção (PFD, em inglês) é um tipo de fluxograma que ilustra as relações entre componentes principais em uma fábrica industrial. É mais frequentemente usado na engenharia química e engenharia de processos, embora seus conceitos são, por vezes, aplicados a outros processos.