O que é fimose masculina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Fimose é o excesso de pele que recobre o pênis dificultando que a glande (cabeça do pênis) seja exposta. Esta condição é comum nos bebês meninos e tende a desaparecer com o passar do tempo, mas se na adolescência o problema persistir pode ser necessária uma intervenção cirúrgica simples para remoção da pele.

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Falta de higiene adequada também pode ser responsável pela incidência de inflamações ou infecções que estreitam a abertura do prepúcio.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

A fimose é uma condição que afeta majoritariamente pacientes do sexo masculino. Nela, o indivíduo apresenta dificuldades em expor a cabeça do pênis por conta de um excesso ou estreitamento de pele presente no prepúcio.

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

O diagnóstico da fimose é feito apenas pelo exame físico, durante avaliação clínica pelo médico urulogista, que constata que a glande (cabeça do pênis) não consegue ser exposta quando a pele é retraída, ou seja, a única forma de confirmar a presença da fimose é tentar retrair a pele que recobre a glande do pênis ...

As causas principais da fimose adquirida são cicatrizes devido a inflamações ou infecções (ou simplesmente assaduras intensas e persistentes) que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito.

Sintomas de fimose

  1. Incapacidade de expor a glande.
  2. Dor durante as relações sexuais.
  3. Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  4. Inchaço.
  5. Sangramento.
  6. Secreções com mau cheiro.
  7. Dificuldade ao urinar.

A cirurgia vai sim alterar inicialmente a sensibilidade. Na maioria das vezes deixando a glande mais sensível, tanto a estímulos dolorosos ou prazerosos.

O que é fimose infantil
A glande (cabeça do pênis) é envolta por uma pele retrátil, chamada prepúcio. O normal é que o prepúcio possa ser recolhido até deixar toda a glande exposta. A fimose é quando o prepúcio fica colado à glande e não é possível puxá-lo para trás.

Ele pode ser feito em qualquer fase da vida, não há um período específico. No entanto, alguns fatores podem determinar a necessidade da cirurgia. Por exemplo, a exposição incompleta ou ausente da glande associada a infecções urinárias recorrentes ou outras que podem acontecer em decorrência da fimose.

Os principais sintomas da fimose são: Dificuldade ao urinar, com dor ou ardência. Dor durante a ereção de jovens adultos. Secreção do pênis e mau cheiro, devido a dificuldade de higienizar corretamente a região.

A fimose fisiológica desaparece espontaneamente em 90% dos casos até os 3 anos de idade e em 99% até a adolescência. Portanto, nas crianças mais velhas e nos adultos, o esperado é que o prepúcio encubra todo o pênis quando ele está flácido, mas se retraia, expondo a glande quando o mesmo está ereto.