O que é filantropia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Filantropia vem do grego φίλος e άνθρωπος, e significa "amor à humanidade". O seu antônimo é a misantropia.

A expressão é formada por duas palavras gregas. A primeira é filos, que quer dizer afeição, amor. E a segunda é antropo, que quer dizer homem, humanidade. Portanto, ao pé da letra, filantropia é 'amor pela humanidade'.

Hoje, a filantropia é uma atividade associada a indivíduos e organizações não governamentais e sem fins lucrativos que dedicam tempo e/ou recursos financeiros a ações e projetos voltados ao desenvolvimento da sociedade.

Organizações Filantrópicas são associações ou fundações sem fins lucrativos, criada para realizar ações em benefícios de famílias, mães, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, entre outros segmentos socialmente expostos à exclusão e à discriminação.

Filantropia e caridade têm muito em comum, mas não são exatamente a mesma coisa. Enquanto a caridade está muito conectada às religiões, principalmente ao cristianismo, relacionada à ideia de “fazer o bem”, a filantropia tem uma visão social.

Como praticar filantropia?

  1. Dica #1: Pense qual é a sua causa.
  2. Dica #2: Defina o seu orçamento para filantropia.
  3. Dica #3: Invista em causas estratégicas.
  4. Dica #4: Escolha instituições idôneas e que tenham afinidade com você
  5. Dica #5: Acompanhe as suas doações.
  6. Dica #6: Apresente o trabalho para mais pessoas.

É o mesmo que ONG, mas com o acréscimo de poder formalizar parcerias com órgãos públicos.

1 bondade, generosidade, caridade, beneficência, benevolência, benignidade, humanitarismo, altruísmo, magnanimidade, misericórdia, antropofilia, ajuda, piedade, socorro, abnegação, desapego.

Um sujeito que pratica a filantropia, considerado um altruísta, que faz obras de caridade com a finalidade de ajudar outros indivíduos sem desejar nenhuma recompensa em troca. A palavra filantropo surgiu a partir do grego philánthropos, que significa "amigo da humanidade".

Atualmente, segundo a CMB, existem 1.819 santas casas e hospitais filantrópicos no País, ofertando 170 mil leitos, dos quais 24 mil são Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A entidade filantrópica é uma “espécie” de entidade sem fins lucrativos, ela também atua de acordo com o interesse e necessidade da comunidade sem visar o lucro. Porém, as entidades filantrópicas estão mais voltadas para a assistência social, saúde e educação.

Uma organização sem fins lucrativos é uma iniciativa privada que busca ajudar uma causa social sem intenção de lucro

  • 1.1. Associação.
  • 1.2. Fundação.
  • 1.3. Organização da Sociedade Civil.
  • 1.4. Organização social.
  • 1.5. Sindicato e Associação de Classe.

As pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social e que prestem serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação e que atendam ao disposto na Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.