O que é falta de moral?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Falta de moral e fazer tudo que diz o contrario da sua consciência. ex: -quer os outros façam aquilo que você não faz, ou seja não dá exemplo. - não se dá o respeito e exige que os outros lhe respeitem. - não aceita que seu nome esteja em fofocas, mas já critica e fala mal das pessoas sem se quer ter falado com elas.

O que é Sem moral: Que não é levado à sério.

Um comportamento é considerado como falta de ética ou antiético por não estar em conformidade com princípios básicos que orientam uma atividade ou que se espera de uma pessoa ou profissional. Em geral, está relacionado ao mau uso de uma posição para tirar vantagens o ou negando a finalidade de uma atividade.

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.

A segunda grande questão que ocupa o pensamento filosófico de Kant é o problema moral, isto é, a questão da ação humana. Kant estava empenhado em analisar o que o homem deve fazer, como deve reagir em relação aos seus semelhantes, como agir para obter a felicidade e o bem supremo.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

Antiético: exemplos
Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas.

Entenda a Diferença de Conduta Ética e Conduta Moral
É o que define como o homem deve se portar no meio social enquanto a moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça. Para Aristóteles, o ser humano moral, virtuoso, é aquele que consegue transformar a boa conduta, em um hábito na sua vida.

A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral). A moral é o conjunto de normas que dizem respeito ao bem e ao mal, ao certo e ao errado.