O que e escrever por extenso os números ordinais?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Vejamos os nomes por extenso de alguns números ordinais. Assim como nos valores que há 10 dezenas, em que escrevemos décimo mais a unidade, isso se repete entre o vigésimo (20º) e trigésimo (30º), entre o trigésimo (30º) e quadragésimo (40º), e assim sucessivamente.

Que se escreve sem abreviatura (ex.: escrevi por extenso Comunidade de Países de Língua Portuguesa e não CPLP). Que se escreve sem algarismos (ex.: a data está escrita por extenso). [Antigo] De maneira extensa (ex.: peço que me descrevam por extenso o que aconteceu).

O que escrever por extenso e em algarismo:
A partir de mil: use algarismo + palavra para números redondos ou aproximados — 3 mil, 4,3 mil, 18,7 mil, 3 milhões, 20 milhões, 1,3 bilhão. Não use 1 mil, use apenas mil. Se for necessário registrar o número preciso (quando não inteiro), use algarismos: 12.357, 20.004.

Os números ordinais representam posições em uma determinada sequência, como: primeiro, segundo, décimo quinto, entre outros. Para representar um número ordinal, escrevemos os algarismos seguidos do símbolo °, por exemplo, o vigésimo é representado por 20°.

Quatorze” e “catorze”: significado e origem
Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, podendo ser usadas sem discriminação.

R$ 1,00 = um real. R$ 15,00 = quinze reais.

Esses números são utilizados para representar a ordem de algo ou a sua posição. Por exemplo: no caso da fila de banco, temos quem será atendido primeiro, segundo, terceiro, e assim sucessivamente; ou, para mostrar o campeão de uma corrida, temos o primeiro colocado, o segundo colocado e o terceiro colocado.

Escrevem-se assim:

  1. 150.º – centésimo quinquagésimo.
  2. 283.º – ducentésimo octogésimo terceiro.
  3. 85.º – octogésimo quinto.

O dezoito (18) é o número natural que segue o dezessete e precede o dezanove.

Assim, escreve-se, por extenso, nonagésimo quinto (95.º), trigésimo segundo (32.º), septuagésimo quinto (75.º), quadragésimo nono (49.º), centésimo octogésimo sexto (186.º), centésimo sétimo (107.º) e centésimo quinquagésimo terceiro (153.º).

Logo, se alguém pedir para você escrever 700 salgados por extenso, basta juntar as palavras “sete” + “centos” ― plural de “cento”. Então, temos setecentos.