O que é escatologia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Escatologia é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo é um evento futuro profetizado no texto sagrado ou no folclore.

A escatologia é um ramo da teologia que estuda o porvir do ser humano, seja individualmente considerado (operando-se com a morte) ou mesmo coletivamente (operando-se com o fim do mundo).

O adjetivo “escatológico” pode ser derivado do substantivo “escatologia” que significa “teoria acerca das coisas que hão de suceder depois do fim do mundo; teoria sobre o fim do mundo e da humanidade”.

Inicialmente, e de forma sintética, podemos dizer que a escatologia no Antigo Testamento origina-se basicamente em uma esperança dirigida ao futuro, esperança que, por vezes iniciada, seja por um processo de libertação, seja por um processo de cativeiro, sempre teve em seu núcleo a ideia fundamental de uma salvação ...

Significado de Escatológico
adjetivo Que faz referência à escatologia; relacionado com a doutrina das coisas que podem acontecer no final dos tempos; apocalíptico.

Trata-se de um discurso de revelação apocalítica em perspectiva escatológica (BROWN; FITZMYER; MURPHY, 2011, p. 206). Com ele, o es- critor Mateus, intenta reformatar as crenças e as ações da sociedade onde estava inserida a sua comunidade e assim alterar o status vigente nela de injustiça social.

O que é Escatológica:
S.F. Que é referente a escatologia, ou seja, ao estudo dos excrementos ou, na teologia, a tudo que deverá acontecer no Apocalipse, fim do mundo.

O termo "escatológico" está relacionado à escatologia, ou seja, a excrementos, sejam fezes ou urina. A vítima relatou que após o abuso tentou se higienizar no banheiro e que tinha gosto horrível. Ficou subentendido que o abusador teria defecado ou urinado no estupro.

Os termos escatologia ou escatológico não se encontram nos escritos de Tomás. Ali, porém, encontra-se clara concepção da vida após a morte e do futuro tempo da parusia.

A crença no arrebatamento da Igreja faz parte de um sistema escatológico fundamentalista que costuma ser chamado de dispensacionalismo pré-milenista.