O que é equinócio?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o equador celeste. No referencial da Terra, o Sol se move ao longo do ano sobre a Eclíptica, que se estende sobre as treze constelações que formam o Zodíaco incluindo a constelação de Ofiúco.

O que é equinócio? O termo refere-se ao momento em que os raios solares incidem sobre a linha do Equador no globo, proporcionando distribuição uniforme e com o mesmo período — tanto durante o dia como a noite. Portanto, temos dois por ano, sendo eles o equinócio de outono e o de primavera.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados com o movimento aparente do Sol e a inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.

O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares.

Os equinócios de primavera e de outono, junto dos solstícios de inverno e de verão, anunciam a mudança das estações. No Hemisfério Sul da Terra, por exemplo, o equinócio da primavera indica que o inverno acabou próximo ao dia 22 de setembro, enquanto o de outono marca o fim do verão em 21 de março.

No hemisfério sul é o maior dia e menor noite do ano. Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro. O fenômeno do Sol atinge o extremo sul entre os dias 20 e 21 de dezembro é denominado solstício.

Solstício de verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão. No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro. Em 2023, o verão começa em 22 de dezembro às 00h27 e termina em 20 de março de 2024.

As datas exatas dos solstícios podem variar a cada ano. Porém, geralmente ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, em junho comemora-se o solstício de inverno e em dezembro o solstício de verão.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Durante o solstício de inverno, o Sol atinge o ponto mais baixo. Por isso, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Dessa forma, durante os solstícios, observa-se também que na Linha do Equador os dias e as noites têm sempre 12 horas.

Hoje, dia 21 de junho, no hemisfério sul, o Sol incide no ponto mais inclinado da Terra, será o dia mais curto e a noite mais longa do ano. É o Solstício de Inverno que se inicia.

Os dois solstícios por ano, inverno e verão, marcam o início das estações climáticas em cada hemisfério. Em 20 ou 21 de junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e de inverno no Hemisfério Sul.

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.