O que é equidade?
Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o Direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes.
Qual é o significado equidade
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
Quais os princípios da equidade
Orientado pelo respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social, o princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida, que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam ...
O que é equidade em saúde
A promoção da equidade em saúde visa reconhecer as diferenciações sociais e assim ampliar o acesso das populações vulneráveis ao SUS. A Divisão de Promoção da Equidade em Saúde tem como objetivo consolidar o princípio da equidade no SUS.
O que a equidade defende
O que a equidade defende? A equidade propõe que, ao invés de as pessoas serem tidas como iguais e serem tratadas a partir dessa realidade, sejam estabelecidas as suas diferenças e, assim, a diligência quanto aos seus direitos, seja executada.
Como funciona a equidade no SUS
No Sistema Único de Saúde (SUS) a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.
Como promover a equidade na educação
Algumas iniciativas necessárias são:
- Reconheça que a aprendizagem profissional é essencial. ...
- Garanta tempo para planejamento e colaboração. ...
- Revise as práticas de contratação. ...
- Desapegue dos rankings e dados de desempenho. ...
- Revise o currículo para promover a equidade na educação. ...
- Envolva todos na conversa. ...
- Conheça sua comunidade.
Como se aplica a equidade
Exemplo de equidade
Na prática, a equidade é aplicada em diversas áreas, por ser um tratamento mais “justo” do que a igualdade, como, por exemplo, em hospitais e emergências, onde os pacientes são classificados de acordo com seu estado de saúde. Assim, o atendimento é por ordem de gravidade e não de chegada.
Quais os tipos de equidade
“(…)a equidade distingue-se em equidade judicial e equidade legal.
Qual é a teoria da equidade
A Teoria da Equidade, do autor J. Stacy Adams, que explica como as pessoas usam da comparações internas e externas para determinar a propriedade de um certo comportamento. moderação e de igualdade; é a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um.
O que é promover a equidade
1 Consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo. 3 Disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.
Quando surgiu a equidade no SUS
O conceito de equidade em saúde começou a ser debatido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1986, aparecendo na Carta de Ottawa - documento resultado da Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde - como um de oito pré-requisitos para a saúde (OMS, 1986.
Quais são os cinco princípios do SUS
O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do Sistema Único de Saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Qual é a importância da equidade na sociedade
A equidade social é a garantia da universalização de acesso aos direitos previstos em nossa Constituição e, portanto, chave para um projeto de sociedade justa e fraterna.
Qual é o conceito de equidade na educação
Na educação, equidade é reconhecer a pluralidade dos estudantes, que cada um tem formas distintas de aprendizado. Nesse sentido, seria necessário partir de uma proposta de ensino que, embora comum a todos, ainda possibilite a adequação ao desenvolvimento individual, com respeito aos limites e ao tempo de cada aluno.