O que e endometrio?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O endométrio é o tecido que reveste o útero internamente. As características endometriais passam por alterações cíclicas, sob efeito dos hormônios reprodutivos, preparando o corpo da mulher para uma possível gravidez. Portanto, essa parte do sistema reprodutor é fundamental para a fertilidade feminina.

O tecido endometrial tem como função abrigar e nutrir o embrião nos primeiros estágios da gestação, garantindo que a nidação ocorra e que o óvulo fecundado seja nutrido até que a placenta esteja formada e possa transportar oxigênio e nutrientes da mãe para o feto.

A camada interna do útero é chamada de endométrio. É nela que o embrião se implantará e se desenvolverá durante a gravidez. O seu funcionamento e as diversas alterações morfológicas estão intimamente ligados aos hormônios sexuais.

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

As principais causas do espessamento endometrial
Resumidamente, o espessamento endometrial é desencadeado por distúrbios hormonais. As causas dessa complicação estão relacionadas a altos níveis de estrogênio ou a baixa produção de progesterona.

Como sintomas, a paciente pode apresentar: corrimento vaginal, sangramento entre os ciclos menstruais (escapes), dores no abdome e cólicas, dor na região pélvica, secura vaginal, ondas de calor, dores durante as relações intimas e aumento do tamanho do útero.

ENDOMÉTRIO ADEQUADO
Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação.

O tratamento para aumentar a espessura do endométrio costuma ser feito com o uso de repositores de hormônios, como o estradiol e a progesterona.

O que é Endométrio
Endométrio é uma camada que cresce todo ciclo dentro do útero, e que abrigará o embrião inicialmente. Após ser descartado na menstruação, ele volta a se formar pela influência dos hormônios no ciclo seguinte1.

Pacientes com espessamento endometrial maior que 4 mm e com fatores de risco, como obesidade, tabagismo, resistência insulínica, diabetes, hipertensão e síndromes que aumentam o rico de câncer, como as mutações no BRCA 1, BRCA 2 e síndrome de Lynch, é importante a realização de histeroscopia.

Os hormônios femininos provocam uma alteração da espessura do endométrio durante o ciclo menstrual, um ciclo natural do corpo para que haja as condições necessárias para abrigar e nutrir o embrião. Caso não haja a fecundação, o endométrio interrompe seu espessamento, se desprende e dá origem ao processo da menstruação.