O que é taxa de fecundidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.

Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico. A taxa é estimada para um ano calendário determinado, a partir de informações retrospectivas obtidas em censos e inquéritos demográficos.

A Taxa de Fecundidade é um índice utilizado na demografia, que se refere ao número médio de filhos nascidos vivos, tido por uma mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinada unidade geográfica (países, unidades da federação, regiões metropolitanas ou municípios) em um determinado período de tempo.

Para calcular essa taxa, basta dividir o número de nascimentos em um grupo etário pelo número de mulheres nesse grupo. A taxa de fecundidade total seria uma média de todas as taxas específicas de fecundidade, isto é, uma média do número de filhos que uma mulher tem ao final de seu período reprodutivo.

A taxa de fecundidade total é obtida pelo somatório das taxas específicas de fecundidade para as mulheres residentes de 15 a 49 anos de idade. As taxas específicas de fecundidade expressam o número de filhos nascidos vivos, por mulher, para cada ano de idade do período reprodutivo.

Natalidade: relação entre nascimentos vivos e população total. Fecundidade: relação entre nascimentos vivos e mulheres em idade reprodutiva. durante um ano e a população total. Usualmente esta relação é expressa por mil habitantes.

Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.

Em 1960, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 6,3 filhos por mulher. Desde então, a redução ocorreu de forma gradativa: 1970 (5,8), 1980 (4,4), 1991 (2,9), 2000 (2,3) e, em 2006, com 2 filhos por mulher, registrou média abaixo da necessária para a reposição populacional.

Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.

“Alguns dos fatores responsáveis por isso são a melhoria no acesso a serviços em saúde sexual e reprodutiva, além do acesso à informação e ao sistema de saúde de uma maneira geral. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande responsável pela melhoria no acesso à contraceptivos e a informações.

Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo (45 anos em média), mantidas constantes as taxas observadas na referida data.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul quebrou seu próprio recorde de menor taxa de fertilidade do mundo, de acordo com números oficiais divulgados na quarta-feira (24), enquanto o país luta para reverter sua tendência de anos de declínio de nascimentos.

1,62 filhos

A densidade demográfica era de 21,9 habitantes por km2 e passou para 25,9 hab/ km2. A taxa de fecundidade total (TFT) era de 2,02 filhos por mulher e caiu para abaixo do nível de reposição, para 1,62 filhos por mulher em 2023.

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.