Onde ocorre a fecundação?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

A fecundação ocorre geralmente na ampola, quando os espermatozoides alcançam a tuba. Fecundado ou não, o movimento do óvulo até o útero é mediado por células ciliadas do epitélio interno e por peristaltismo da túnica muscular.

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

Como já vimos, para que a fecundação humana aconteça é necessário que o óvulo e o espermatozoide se unam dando origem ao zigoto. A partir daí, ocorre o desenvolvimento embrionário que passa por diversas fases até chegar à blastocisto para conseguir se fixar no útero e começar de fato a gestação.

Dessa forma, a implantação do embrião dá-se na parede interna do útero, mais especificamente no endométrio.

A fecundação acontece após uma relação sexual sem contraceptivos durante o período fértil da mulher, cujo pico, ou o dia mais fértil, ocorre aproximadamente no 14o dia após o primeiro da menstruação, em ciclos regulares com intervalos médios de 28 dias entre eles.

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

O que é fecundação?

  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

Se durante a ovulação o óvulo for penetrado por um espermatozoide, acontece o que chamamos de fecundação, gerando um embrião e dando início a uma gestação. No entanto, se o óvulo não for fecundado, haverá o processo de atresia do corpo lúteo e a menstruação.

Quando apresenta entre 16 e 32 células, o zigoto já é considerado mórula. Durante as clivagens, o embrião se desloca pela tuba uterina até chegar na parte póstero-superior do útero, onde deverá se implantar no endométrio.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, são notados quando o embrião formado é fixado na parede do útero da mulher, onde vai se desenvolver durante a gestação.

O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem. Essas divisões celulares ocorrem por todo o percurso do embrião até o útero.

A fecundação ocorre nas Tubas Uterinas onde após o óvulo fecundado com o espermatozoide forma o zigoto que caminha até o útero .

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.