O que é empatia no amor?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar.

Empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, desejos, ideais, crenças e valores. Significa literalmente calçar-se com os calçados deste, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.

O amor ao próximo envolve entrega, atenção às suas necessidades, tolerância. Demonstrar amor ao próximo é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas dificuldades e oferecer ajuda. Resumindo, amar ao próximo é agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca.

Amor não existe, o que existe é algo mais sofisticado que se chama empatia: colocar-se no lugar do outro, olhar a necessidade do outro, admitir em nosso universo psíquico que o outro existe em suas alegrias, aflições e dores, independentemente de todas as diferenças.

Empatia emocional
Pode ser que você “espelhe” o sentimento daquela pessoa e acabe sentindo a mesma coisa que ela, ou pode ser que você se sinta nervoso ou angustiado ao ver alguém triste, por exemplo.

Uma das melhores maneiras de praticar a empatia é ouvir ativamente o seu parceiro ou parceira. Como vivemos em um mundo que constantemente disputa nossa atenção, realmente focar no que o outro tem a dizer tornou-se um grande desafio.

Os diferentes tipos de empatia

  • #1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro.
  • #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro.
  • #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.