O que é educação financeira?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

A educação financeira é uma área transversal e Interdisciplinar cujo propósito é auxiliar indivíduos na escolha de seus rendimentos, no consumo sustentável, em suas decisões sobre investimentos, e na ...

Educação financeira é o processo em que um indivíduo busca ou obtém conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente. A ideia é que o aprendizado seja convertido em práticas que levem a um uso mais comedido dos recursos financeiros, fazendo também com que ele leve à prosperidade.

Assim, a importância da educação financeira consiste em oferecer conhecimento e condições para que alguém decida o que fazer com seu dinheiro. Por exemplo, ao receber, uma pessoa pode escolher gastar quase tudo com roupas ou usar o dinheiro de forma diversificada, com viagens, cursos, imóveis, investimento e outros.

A educação financeira é importante para o desenvolvimento de habilidades técnicas e cultura financeira. Ela também pode ser vista como ferramenta para facilitar a entrada dos jovens no mundo do trabalho e canal significativo para alcançar uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

5 pilares da educação financeira. Aplicações/investimento, poupança, controle de gastos, planejamento e economia. Esses são os cinco pilares dessa disciplina de estudos.

As principais são a recente bancarização, com a inclusão de um grande número de pessoas no sistema financeiro, a expansão do crédito e o longo período de hiperinflação vivida pelo país, que deixou como saldo um comportamento imediatista, de ganhar hoje e correr para gastar antes que o dinheiro perdesse o valor.

Ter uma boa saúde financeira significa que a empresa está funcionando em equilíbrio. Ou seja, consegue pagar as despesas e custos com aquilo que ganha. Mas, não acaba aí. É preciso incluir neste cálculo uma reserva de emergência e investimento no negócio.

A educação financeira na escola é fundamental para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro e a tomar decisões financeiras mais conscientes.

5 dicas de educação financeira para começar a aplicar hoje mesmo

  1. 1) Controle seu orçamento. Uma vida financeira saudável começa com um bom planejamento financeiro. ...
  2. 2) Gaste menos do que se ganha. Essa regra é uma das mais fundamentais em finanças. ...
  3. 3) Guarde uma parte da sua renda. ...
  4. 4) Trace metas. ...
  5. 5) Gaste melhor.

A educação financeira permite que os jovens entendam mais sobre o destino e os impactos do dinheiro que gastam, ajudando a fazer escolhas mais responsáveis de acordo com seus próprios valores pessoais.

A educação financeira é um processo de aprendizado que transmite informações sobre a gestão de finanças pessoais. Para isso, essa área de ensino busca desenvolver habilidades voltadas para métodos de economia, investimentos e controle de gastos pessoais.

Os pilares da educação financeira são: economia, controle de gastos, aplicações/investimentos e planejamento.

Planejamento - A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

1º Princípio: mude sua relação com o dinheiro
Quando uma pessoa sabe o mínimo sobre educação financeira, ela entende que é preciso gastar menos do que se ganha. É sobre se perguntar antes de cada compra se você quer ou precisa daquele produto ou serviço.