O que é diarreia pode indicar?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 12 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados.

Se os únicos sinais de alerta forem perda de peso ou diarreia crônica ou noturna, as pessoas devem consultar um médico em até aproximadamente uma semana. As pessoas sem sinais de alerta devem ligar para o médico se a diarreia durar mais de 72 horas.

Os mais comuns incluem Campylobacter, Salmonella, Shigella, e Escherichia coli. Infecção viral: Muitos vírus causam diarréia, rotavírus, vírus Norwalk, citomegalovirus, vírus herpes simplex, and vírus da hepatite.

Exames podem ser necessários. Para o diagnóstico correto para saber o que causa diarreia, além do exame físico abdominal, o médico pode solicitar exames laboratoriais complementares, como os de sangue.

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

Quando a diarreia continua presente por mais de quatro semanas, é considerada crônica, e pode indicar problemas como parasitose não tratada, intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, doença celíaca e até mesmo câncer colorretal.

Se o indivíduo passa a ter mais de três episódios por dia, e um quadro crônico mais prolongado, é preciso ser investigada, ou seja, realizar exames para entender a sua causa. Outra situação que requer bastante cuidado é nos quadros de diarreia que acometem pessoas mais vulneráveis, como idosos ou crianças pequenas.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

A diarreia persistente (ou crônica) costuma durar entre três e quatro semanas e pode indicar males como a síndrome do intestino irritado ou outros mais graves, tais quais a doença de Crohn e colites ulcerosas. Tanto ela quanto a aguda podem ser amenizadas com a adoção de práticas saudáveis.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês; Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego);