Qual a fruta que dá mais gases?

Perguntado por: dalegria2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Alguns exemplos de alimentos que estão associados a um maior risco de flatulência são: Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas.

Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases. Probióticos.

As frutas, além de fibras solúveis, também possuem frutose ou sorbitol, que estimulam a produção de gases. Entre as frutas que podem causar gases estão: Maçã Melancia.

Leguminosas e açúcares aumentam produção de gases
“Caso os gases sejam muito recorrentes, é interessante evitar os feijões e algumas verduras, como repolho, brócolis e couve-flor”, afirma a nutricionista Leticia Callado.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Ovo cozido. Açúcar e doces concentrados em excesso. Bebidas gaseificadas (refrigerantes, água com gás)

Além de cuidar da alimentação, recomenda-se a realização de atividades físicas, hidratar-se bem, e alimenta-se de maneira calma, mastigando bem os alimentos e evitando conversar durante as refeições. Medicamentos à base de dimeticona também podem ajudar a diminuir a eliminação de gases.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

O excesso de gases no intestino pode provocar a distensão abdominal ou barriga inchada. O problema geralmente ocorre quando a pessoa ingere alimentos ricos em gorduras e açúcares – mas também pode acontecer caso o indivíduo tenha alguma intolerância alimentar, como à lactose.

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases.

O excesso de gases pode ser causado também pela ingestão de alimentos difíceis de digerir ou por problemas digestivos, como indigestão recorrente ou síndrome do intestino irritável.

Você não deve utilizar Luftal Infantil se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Não use Luftal Infantil se você apresentar algum dos seguintes sintomas: Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade);

A água auxilia o processo digestivo. O ideal é manter-se sempre hidratado e de acordo com os especialistas a recomendação de água é de : 35ml/kg/dia, ou seja, uma pessoa que pesa 60 quilos, deve ingerir pelo menos 2,1 litro de água por dia.