O que é dialética?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias, tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias".

Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. Em suma, podemos dizer que a dialética é uma espécie de movimento da argumentação com fundamento no intelecto e na razão. No entanto, ela sofreu transformações ao longo do tempo de acordo com cada pensador.

COMO FAZER O MÉTODO DIALÉTICO
Em primeiro lugar, se define uma tese como sendo uma possível verdade. Depois, se define a antítese, que vai negar a tese. No embate entre a tese e a antítese surge a síntese. A síntese pode dar origem a outra tese e dar início a um novo ciclo.

Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.

Dialética - Tese, antítese e síntese.

A dialética e o princípio de não-contradição das afirmações
Por exemplo: se alguém diz que uma casa é amarela e não é amarela ao mesmo tempo, a única conclusão possível é que esse objeto não existe. Dito de outro modo, seria considerada uma falha do raciocínio a afirmação e a negação de um mesmo elemento.

8 sinônimos de dialética para 2 sentidos da palavra dialética: Debate: 1 debate, diálogo, discussão, retórica.

O projeto kantiano de uma “Dialética Transcendental” baseia-se na tese de que há ilusões cuja origem é a própria razão. Essa tese implica a necessidade dupla de criticar os erros oriundos dessas ilusões e de demonstrar sua origem na razão.

O que é dialética
É um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias".

A abordagem crítico-dialética relaciona-se com a Teoria Crítica desde a década de 1930. A Teoria Crítica constitui ação intelectual “ciente de seu contexto social de origem, assim como do seu contexto de aplicação prática” (HONNETH, 1999: 509).

Se a lógica dialética permite e exige o movimento do pensamento, a materialidade histórica diz respeito à forma de organização dos homens em sociedade através da história, isto é, diz respeito às relações sociais construídas pela humanidade durante todos os séculos de sua existência.

Karl Marx e Friedrich Engels

O materialismo dialético é um conceito desenvolvido pelos sociólogos e filósofos Karl Marx e Friedrich Engels.

Enquanto a dialética hegeliana parte da ideia para atingir o real, a dialética marxiana parte do material para alcançar o real.

RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.