O que é decore?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

DECORE sigla de Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, comumente chamada de Declaração de Renda, no Brasil, é um documento contábil, uma declaração emitida por contabilistas que comprova os rendimentos de pessoas físicas. Assim sua renda nunca será questionada.

A DECORE consiste em uma declaração contábil por meio da qual é possível comprovar seus ganhos. Para elaborá-la, é necessário um conjunto de documentos comprobatórios de rendimento. Assim, é possível utilizá-la em diversas situações, como na solicitação de um empréstimo pessoal.

Quando normalmente ela é exigida? Por ser uma declaração comprobatória, a DECORE pode ser solicitada por instituições financeiras, de ensino e até órgãos públicos, sempre que for necessário comprovar a renda de profissionais que não atuam sob o regime da CLT.

Para emitir a Decore, o profissional pode acessar a página do Conselho Regional da sua jurisdição e acessar a aba de fiscalização ou DECORE na qual apresentará o link específico do sistema. Neste espaço, o acesso será permitido com certificação digital e-CPF, do CPF ou por meio de CPF e senha do profissional.

DECORE é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Ainda que “Percepção” não esteja no nome, é isso que a sigla significa. Esse documento tem como objetivo principal comprovar a renda de sócios (somente pessoa física).

A Decore deve ter como “Destinatário” o Banco do Brasil, estar dentro do prazo de validade de 90 dias contados da data de sua emissão e somente será aceita quando apresentada por profissionais liberais (mediante apresentação da Carteira de Identidade Profissional expedida pelos conselhos de profissionais liberais ou ...

Por isso, a DECORE pode ser solicitada em mais situações como obter um financiamento, adquirir crédito junto à instituições financeiras, emissão de visto, participação em consórcios, transações imobiliárias, aprovação de cadastros, entre outras.

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

  1. Imposto de Renda (IR)
  2. Holerite.
  3. Extrato bancário.
  4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Para conseguir a declaração, basta consultar um profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e enviar documentos como comprovantes, extratos e declaração do IR. A partir daí, será gerado um documento que ficará registrado por cinco anos.

Existem diversas maneiras para comprovar renda sendo um freelancer: extrato bancário, Declaração de Imposto de Renda, Recibos, Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e declaração própria registrada em cartório. Cada empresa pode aceitar ou não esses documentos.

Em primeiro lugar, é necessário preencher o formulário disponível no anexo I da Resolução CFC n.º 1.592, de 19 de março de 2020. Nele, devem constar informações como nome, RG e CPF, endereço, dados dos rendimentos do contador responsável e do destinatário.

Quais os documentos usados para comprovar renda?

  1. Extrato de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  2. Pró-labore (uma espécie de holerite do empresário);
  3. Extrato de conta bancária;
  4. Extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) etc.

O parágrafo único do artigo 464 da CLT elimina a obrigatoriedade da assinatura do holerite por parte do empregado, quando diz que o comprovante de depósito em conta serve como recibo de pagamento.

Imposto de Renda: o que é e para que serve? Muita gente atribui a declaração do Imposto de Renda ao pagamento deste tributo, entretanto não é apenas essa a finalidade do IR. Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis.

Para emitir o documento, o profissional deve acessar o menu “Serviços Online” do portal do CRCSP com seu login e senha. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, destaca que, diante dos transtornos ocasionados pelo ataque, o Conselho age para auxiliar os profissionais da contabilidade.