O que é cooperativa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.

Uma sociedade cooperativa é uma livre associação entre trabalhadores da mesma atividade econômica. O grupo se forma para prestar serviços de qualidade aos membros e para obter vantagens competitivas no mercado.

No Brasil, o cooperativismo está presente em diversos ramos, como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, dentre outros. O principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

Os membros recebem bens e serviços melhores, por preços razoáveis. Além da cooperativa fornecer a ajuda financeira e auxiliar na criação de mais unidades de produção e comercialização de produtos para pequenas empresas.

O sistema de cooperativismo caracteriza-se pelo agregamento de produtores autônomos visando a exploração econômica de determinada atividade, sob a denominação de Cooperativa, cujos resultados são distribuídos de acordo com a participação de cada cooperado.

A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo. Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa.

Em uma Cooperativa de Trabalho, os profissionais que participam são conhecidos como sócios cooperados — eles que prestam serviços aos clientes. Já as empresas que contratam esse tipo de serviço, são chamadas de 'tomadoras'.

O QUE É COOPERATIVISMO
“Participação democrática”, “solidariedade”, “independência” e “autonomia” são os pilares do Cooperativismo, sistema consagrado no mundo todo que tem como fundamento o ser humano e não o lucro.

As cooperativas financeiras promovem acesso facilitado a crédito. Dessa maneira, estimulam uma melhor distribuição de renda e favorecem a movimentação econômica de uma forma geral.

Dependência do governo: essa sociedade não é capaz de levantar seus próprios recursos. As fontes de financiamento são limitadas e depende-se muito dos fundos do governo, que são incertos. Falta de habilidades gerenciais: a administração fica a cargo do comitê gestor, eleito pelos membros da cooperativa.

Além das facilidades no atendimento e na obtenção de crédito, as cooperativas ainda contam com uma vantagem exclusiva: os cooperados podem receber parte das sobras, caso a cooperativa tenha resultados positivos. Afinal, os associados têm participação econômica na instituição.

Quais os 9 valores do cooperativismo?

  • Ajuda mútua e responsabilidade. A ajuda mútua e responsabilidade para com o próximo é um valor básico de qualquer prática cooperativista. ...
  • Democracia. ...
  • Igualdade. ...
  • Equidade. ...
  • Solidariedade. ...
  • Honestidade. ...
  • Transparência. ...
  • Responsabilidade Social.

Segundo o levantamento, são necessários R$ 4,9 mil para a criação de uma cooperativa, ou seja, para a constituição de sua infra-estrutura física.