O que é convecção?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Convecção é o movimento ascendente ou descendente de matéria em um fluido. Advecção é o termo empregado para o movimento horizontal, em particular para massas de ar. Ambos não podem ter lugar em sólidos uma vez que, por definição, nem correntes de massa nem taxas de difusão significativos podem ocorrer em sólidos.

Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.

Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.

Os gases quentes sobem (convecção). Esse efeito é fundamental para entender que os incêndios tendem a subir. Embora, a queda de objetos em chamas e o vento possam alastrar o incêndio para baixo. É a transmissão de calor na forma de onda, no caso através do ar.

Existem dois tipos principais de convecção do calor: Calor causa o movimento do fluido (via expansão e pela força de flutuação), enquanto ao mesmo tempo também fornece o próprio calor a ser transportado por esse movimento mássico do fluido devido a simples diferenças de densidade.

A condução envolve moléculas que transferem energia cinética umas para as outras por meio de colisões. A convecção ocorre quando o ar quente sobe, permitindo que o ar mais frio entre e seja aquecido.

Convecção. A transferência de calor por convecção ocorre quando há transmissão ou transferência de energia de um lugar para outro pelo deslocamento de meio material através de correntes que se estabelecem no interior do meio. Dois exemplos são o refrigerador e o aquecedor de água.

A convecção é o processo físico que pode ser observado, por exemplo, durante o aquecimento da água. Também é um dos principais responsáveis pelo deslocamento das massas de ar na atmosfera. E é assim que o ar quente se movimenta, por exemplo, dentro de um forno.

A água, assim como os demais fluidos, sofre convecção durante o aquecimento porque a parte aquecida, que em geral é a parte de baixo, fica mais leve (passa a ter menor densidade) do que as demais partes. Então a parte aquecida sobe, enquanto que outra desce para ocupar o lugar da que subiu.

A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. Esse processo pode ser percebido quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica.

Quando você coloca água em uma panela para ser aquecida em um fogão, a temperatura da água irá subir, pois ela recebe energia da combustão do gás. No entanto, a água não entra em equilíbrio térmico com a chama. Ela atinge o ponto de fervura e evapora completamente sem atingir a temperatura da chama.

O fogo pode se propagar: Pelo contato da chama em outros combustíveis; • Através do deslocamento de partículas incandescentes; • Pela ação do calor.

Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13).

As correntes de convecção se formam em razão da diferença de densidade do ar. Quando o ar é aquecido ele se expande e torna-se menos denso que o ar frio; dessa forma, o ar frio desce e o quente sobe formando as correntes de convecção.