O que é conurbação?

Perguntado por: dfernandes3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Conurbação é a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação.

A conurbação é o fenômeno que resulta na junção de duas ou mais cidades, a ponto de ultrapassar os limites territoriais uma das outras. Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanizadas, algumas fronteiras municipais praticamente desaparecem, formando as chamadas regiões metropolitanas (RMs).

Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.

Analisando o conceito de conurbação temos que, basicamente, ela é a união de duas ou mais cidades próximas que se desenvolvem e se unem, sendo difícil determinar os limites de uma das cidades, como se fosse apenas uma cidade.

Quanto a isso, devemos lembrar que a conurbação pode trazer diversos problemas às cidades posto que pode afetar o sistema de transporte, aumentar a violência, diminuir a qualidade de vida, dentre outros. Além disso, pode gerar conflitos entre as estruturas administrativas e políticas das cidades envolvidas.

A conurbação ocorre quando uma cidade ultrapassa seus limites municipais por causa do seu crescimento e, com isso, encontra-se com cidades dos municípios vizinhos. A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano.

No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes.

O termo metrópole é mais conhecido, sendo empregado para definir uma cidade grande em dimensões territoriais e populacionais e com relevante influência. Conurbação, por sua vez, é a reunião de cidades e seus subúrbios, enquanto megalópole é aplicado para definir o aglomerado de metrópoles conurbadas.

Moradores em Goiás se impressionaram com um fenômeno semelhante a um arco-íris que se formou ao redor do Sol, nesta-feira (11): o Halo Solar. O grande circulo de cores foi registrado por moradores em algumas cidades goianas, como Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Ouro Verde de Goiás.

Metropolização é o processo de formação de metrópoles. O fator mais visível da metropolização é o crescimento das cidades, em população, extensão, riqueza, complexidade.

Cidades globais é um termo criado pela socióloga e escritora Saskia Sassen para identificar aquelas cidades com importância e renome internacional com um fluxo econômico de bens, serviços e de capital que impactam na economia mundial. São cidades palcos de grandes transformações sociais, políticas e culturais.

As regiões metropolitanas são formadas através do fenômeno da conurbação, quando as cidades próximas crescem até unirem-se uma às outras, dando a impressão de constante continuidade. Normalmente, os municípios que estão próximos ao município-sede são chamados de cidades-satélites.

Megalópole brasileira
O Brasil possui uma megalópole que contempla uma extensa área que engloba a Grande São Paulo, a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Essa área é densamente urbanizada e industrializada, no entanto, consiste em somente 0,5% do território nacional.

Logo a diferença principal é que na Conurbação há a junção de dois ou vários munícipios e vilarejos e na Periurbanização há a expansão de uma cidade além do seu subúrbio.

A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui.

Cidade é o local em que vivem muitas pessoas e onde são encontrados: casas; Não pare agora...