O que é planalto?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Planalto, também chamado altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.

Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.

O planalto, também chamado de platô, é um tipo de relevo que caracteriza uma região plana com elevadas altitudes (acima de 300m), as quais apresentam superfícies regulares e irregulares. São formas de relevo formadas pelas erosões da água e do vento.

Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro. Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, Planalto Central.

Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.

planalto central brasileiro

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Planaltos são relevos constituídos por irregularidades (de forma ondulada), grande parte dos casos localizados em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. As serras escarpas e chapadas são consideradas planaltos.

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

Planícies representam formas de relevo situadas a poucos metros do nível do mar. Normalmente suas superfícies são planas e pouco acidentadas, compondo áreas de sedimentação. Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. Mar Cáspio, localizado entre o continente europeu e o continente asiático, é um exemplo de depressão.

Tipos de relevo
A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Serra: é um conjunto de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3.000 metros. Recebe esse nome porque seus terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos assemelham-se a uma serra.

Formado pelo Planalto Central, Planalto Meridional, Planalto Nordestino, Serras e Planaltos do Leste e Sudeste, Planaltos do Maranhão-Piauí e Planalto Uruguaio-Rio-Grandense.