O que é censo demográfico?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de ...

O censo realizado em 2022 visitou todos os munícipios brasileiros para coletar dados referentes ao tamanho da população, quantos moradores por domícilio, e características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça e escolaridade, além de informações sobre saneamento básico.

Com 90% da população recenseada, IBGE encerrou a etapa de coleta dos dados em fevereiro. Multa para quem se recusar a responder o questionário pode passar de R$ 13 mil. O Censo Demográfico 2022 completou o recenseamento de 91% da população no final de fevereiro.

O censo tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação das pessoas. Existem três tipos de questionário no Censo 2022: o questionário básico, o questionário completo e o questionário de abordagem indígena.

O censo demográfico é uma importante pesquisa realizada a fim de obter conhecimento acerca da população de um país. Ouça o texto abaixo em aúdio! O censo demográfico é uma pesquisa realizada periodicamente para a coleta de dados da população de um determinado território.

As diversas pesquisas do IBGE abrangem temas como Educação, Trabalho, Economia, População, Saúde e Território, não só sobre o Brasil mas também sobre seus estados e municípios.

Falta de pessoal, atraso no pagamento e fake news foram fatores que levaram ao atraso da coleta dos dados. Os dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram divulgados nesta 4ª feira (28. jun.

A pesquisa é realizada a cada dez anos, ou seja, o levantamento deveria ser feito no ano de 2020, já que o último Censo foi em 2010, mas a realidade pandêmica causou o atraso do estudo.

A partir de então, o IBGE realiza a cada 10 anos o Censo Demográfico, que é a operação estatística mais importante para retratar a realidade sociodemográfica do país.

Multa e sigilo
De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, quem se negar a prestar informações solicitadas “ficará sujeito à multa de até 10 (dez) vezes o maior salário-mínimo vigente no País, quando primeiro; e de até o dobro desse limite quando reincidente.

Responder ao IBGE é uma obrigação legal e com previsão de multa de até R$ 12 mil para quem se recusar. "Quando há essa recusa, o morador recebe uma notificação e, caso insista nessa atitude, ele pode ser multado em até dez vezes o valor do salário mínimo vigente", esclarece o Instituto.

Vale lembrar que responder ao IBGE é uma obrigação legal de todo brasileiro e quem se nega a passar as informações solicitadas, pode até ser multado. O procedimento padrão é: primeiro, caso se recuse a atender o recenseador, o morador recebe uma notificação.

De acordo com o instituto, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do lar. O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.