O que é intemperização?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

Rocha intemperizada é a rocha meteorizada, desmanchada em frações minerais menores.

O intemperismo é o processo caracterizado pelo desgaste natural dos corpos rochosos. Conforme suas condições de origem, ele é dividido em físico, químico e biológico. O desgaste das rochas é a principal característica do processo de intemperismo.

Intemperismo é o processo natural de alteração e desgaste das rochas expostas na superfície terrestre. O intemperismo pode ser físico, químico ou biológico, causado por agentes como a água, os ventos, a amplitude térmica, a vegetação e os micro-organismos.

Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que alteram as rochas afloradas na superfície terrestre. O intemperismo físico promove a fragmentação da rocha, que pode se tornar visível por meio de fraturas. O intemperismo químico corresponde à transformação da estrutura química da rocha.

Significado de intemperante
Que não possui temperança; desprovido de comedimento. [Figurado] Que não se consegue controlar; que é descomedido; imoderado. [Figurado] Que se comporta de modo devasso; libertino ou depravado.

Em resumo, o intemperismo é o processo de desintegração e decomposição das rochas, enquanto a erosão diz respeito ao transporte e remoção dos materiais gerados no intemperismo. Ambos os processos são interdependentes e desempenham um papel fundamental na formação das paisagens terrestres.

O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.

Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.

É o transporte e remoção das partículas que foram antes desagregadas pela ação do intemperismo. Em suma, o intemperismo, transforma (químico) e quebra (físico), e a erosão transporta e remove.

As rochas que sofrem o intemperismo perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo, vento, gravidade) até sua sedimentação em depressões da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares.