O que é constelação familiar?
Constelação Familiar também conhecido como Constelações Sistêmicas e Constelações Familiares Sistêmicas, é um método pseudocientífico, não comprovado e não científico de medicina alternativa que se baseia em elementos da terapia familiar sistêmica, fenomenologia existencial e atitudes dos zulus em relação à família, ...
O que é e como funciona a constelação familiar
Se uma constelação familiar não tem plateia, nos casos em que é individual, são escolhidos bonecos para representar os membros da família. Nesse contexto, os bonecos são vistos como pessoas e eles podem ser posicionados dentro da hierarquia de acordo com suas idades e responsabilidades.
Quais os riscos da constelação familiar
Um dos argumentos a respeito da Constelação familiar ser perigosa para as pessoas é que não há dados científicos conclusivos. A Constelação é um processo fenomenológico, que varia de caso para caso em paralelo com outras abordagens médicas convencionais.
Quais são os benefícios da constelação familiar
Ela ajuda na resolução de conflitos, liberação de padrões autodestrutivos, superação em dificuldade de relacionamentos e muito mais! As Constelações Familiares como terapia surgiram com o alemão Bert Hellinger, que antes disso foi padre, morou na África, conviveu com as tribos tradicionais Zulu.
Quando devo fazer uma constelação familiar
Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”
O que a constelação família tem haver com a religião
A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.
O que saber antes de fazer constelação
Antes de abrir uma Constelação Familiar, o facilitador precisa perguntar para o cliente o que ele deseja trabalhar naquela sessão. O assunto precisa ser definido da forma mais objetiva possível, em duas ou três frases de preferência. Este sempre será o ponto de partida para este tipo de trabalho.
Como o Espiritismo vê a constelação familiar
A constelação familiar estuda esse universo do amor familiar, nos ajudando a perceber o amor que emaranha e o amor que liberta, como transformar o amor emaranhado em um amor libertador, percepção de inclusão naquele sistema para que o amor aconteça.
O que a Igreja Católica fala sobre a constelação familiar
Vejamos: “Constelação Familiar é um método de psicoterapia desenvolvido em tempos recentes pelo psicoterapeuta alemão Anton Suitbert Hellinger, mais conhecido como Bert Hellinger. Problemas, dificuldades e doenças das pessoas estariam ligados aos destinos de membros anteriores de sua família ou de seu grupo étnico.”
Qual o valor de uma sessão de constelação familiar
A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.
O que acontece depois de uma constelação familiar
Logo após uma constelação, temos que começar a colocar em ação o que vimos. Muitas vezes a constelação familiar vai nos mostrar como nós estamos em relação à vida ou em relação a uma determinada questão. A partir deste momento, temos uma nova oportunidade de mudarmos e fazermos diferente.
Como se faz uma constelação
A constelação familiar pode ser realizada de duas maneiras: individual ou em grupo. No atendimento individual, o terapeuta utiliza recursos, como bonecos, para representar elementos da família de quem está constelando (o cliente em si, o pai, a mãe, os avós etc.).