O que é considerado autônomo?

Perguntado por: emata . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 9 votos

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.

AUTÔNOMO – CONCEITO
Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.

O que é Autônoma:
Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. Pode ser uma trabalhadora autônoma, alguém que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa. A palavra autônoma é o feminino de autônomo. Veja também: autonomia.

Como mostrado acima, o autônomo é aquele que:

  1. Não tem vínculo empregatício;
  2. Pode ser pessoa física ou jurídica;
  3. Pode prestar serviços para pessoas físicas ou jurídicas;
  4. Responde legamente pelo próprio trabalho;
  5. Não precisa, necessariamente, ter uma formação técnica específica;
  6. Deve pagar certos tributos.

O trabalho informal consiste na realização de atividades sem vínculos empregatícios ou registros formais. Trata-se do desenvolvimento de qualquer atividade autônoma, ou seja, na qual o indivíduo o desenvolve por sua conta.

O trabalhador autônomo pode ser um prestador de serviços com uma profissão não regulamentada, como cozinheiro, diarista, vendedor, cabeleireiro etc., ou prestador com profissão regulamentada e sem vínculo empregatício, também conhecido como profissional liberal, onde se enquadram médicos, advogados, engenheiros, ...

MEI pode ser profissional liberal, mas não é um autônomo.

As principais maneiras de formalizar o trabalho autônomo são: através da abertura de um CNPJ MEI ou da abertura de um CNPJ como micro empresa.

Na comparação entre ser MEI ou autônomo, de modo geral, ter um CNPJ confere muito mais profissionalismo, o que leva o seu trabalho a outro patamar. Porém, é preciso destacar que ser autônomo tem algumas vantagens, como não ter limite de faturamento, nem restrição de atividade a ser exercida.

O chamado trabalhador autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, ou seja, desempenha uma atividade remunerada sem ter vínculo empregatício com alguma empresa, por exemplo. Um exemplo de profissional autônomo é a pessoa física que possui a sua própria atividade econômica.

Como comprovar renda para o financiamento imobiliário sendo autônomo?

  1. Extratos bancários.
  2. Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)
  3. Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos)
  4. Comprovantes de Imposto de Renda.
  5. Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-Simei)
  6. Contrato de prestação de serviços.

O autônomo precisa declarar Imposto de Renda se o seu rendimento tributável do ano-calendário anterior tiver sido superior a R$ 28.559,70 (regra da Receita Federal válida para a declaração que será entregue em 2023). Por rendimento tributável entenda valores sobre os quais há incidência de cobrança de Imposto de Renda.

A economia de “bicos” redefiniu o conceito de emprego tradicional. Os trabalhadores autônomos que fazem parte dessa economia, como freelancers , prestadores de serviços, motoristas e outros, são pagos por tarefa ou projeto, e geralmente trabalham em vários empregos temporários ao mesmo tempo.

Tipos de trabalho: formal, informal, autônomo, liberal.

Algumas ideias para trabalhar autônomo para você saber como ganhar dinheiro na internet são:

  • Redator freelancer.
  • Assistente virtual.
  • Profissional de marketing.
  • Designer gráfico.
  • Consultoria de SEO.

O autônomo precisa pagar o INSS, Imposto de Renda e ISS, recolhidos pelo contratante do serviço no documento RPA (recibo de pagamento autônomo) que é a forma de pagamento atual desse modelo de trabalho.