O que é circuncisão?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Circuncisão masculina é a remoção do prepúcio do pénis humano. No procedimento mais comum, o prepúcio é aberto, as aderências removidas e a pele separada da glande. Posteriormente é colocado um grampo próprio para estabilizar o pénis e a pele do prepúcio é cortada.

Circuncisão é um procedimento cirúrgico que remove o prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. É um termo oriundo do latim, que significa “cortar ao redor”. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de cinco mil anos, geralmente por motivos religiosos, entre muçulmanos e judeus.

Os principais motivos médicos que podem levar à circuncisão são a fimose, a parafimose e a balanopostite. A fimose ocorre quando o prepúcio é tão estreito na sua extremidade que não permite o seu deslizamento normal até liberar totalmente a glande.

Como é feita a cirurgia de circuncisão? Sob anestesia local é realizada uma incisão sobre o prepúcio e sobre a mucosa, abrangendo também o freio peniano. Em seguida, é removido o excesso de prepúcio, permitindo assim uma exposição completa da glande.

Em termos estéticos, a diferença é que o homem circuncidado não terá mais o prepúcio e sua glande ficará sempre exposta, o que dá um visual mais enxuto e delicado ao membro. Algumas pessoas podem ter a impressão que a circuncisão aumenta o tamanho do pênis, o que não é verdade.

Por que o Criador pediu para que todo homem do clã de Abrão fosse circuncidado? Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão.

(Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

Redução de IST e HIV
Além do HPV, homens circuncidados apresentam uma menor taxa de contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis, tais como cancroide, herpes genital, tricomoníase e HIV. Curiosamente, a circuncisão não apresenta evidências de proteção contra a gonorreia, clamídia ou sífilis.

Via de regra, os três termos se referem à cirurgia de retirada do prepúcio, explica o Dr. Henrique. A diferença está na finalidade e na técnica cirúrgica. Finalidade: a indicação médica mais comum é a fimose patológica que impede a saída da glande e impossibilita a higiene.

A decisão depende inteiramente dos pais, diz ele. E muitos decidem ter seus filhos circuncidados "A maioria dos pais que eu vejo já se decidiram muito antes do tempo", diz ele. A maioria dos homens em todo o mundo não é circuncidada, mas a operação ainda é muito comum nos Estados Unidos.

Apesar de bem-vinda como método preventivo de doenças, a circuncisão é indicada raríssimas vezes por razões médicas. Isso porque a fimose fisiológica, aquela aderência entre a glande e o prepúcio que acomete cerca de 90% dos recém-nascidos, desaparece com o tempo na maioria dos casos.