O que é cianótica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A cianose é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou uma doença pulmonar, por exemplo.

A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.

A cianose ocorre devido à oxigenação inadequada do sangue devido a quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina ser muito baixa. Ocorre uma maior proporção de desoxihemoglobina que ultrapassa 5,0 g/dL.

O tratamento para cianose varia de acordo com cada quadro médico. Se ela foi causada por exposição prolongada ao frio, por exemplo, deve-se aquecer as extremidades imediatamente. Já casos de insuficiência cardíaca podem ser tratados com medicamentos, enquanto cardiopatia congênita pede por intervenção cirúrgica.

Sinais e sintomas
Na cianose central de causa pulmonar, as crianças podem estar agitadas, apresentar quadro de tosse, rouquidão, sinais de dificuldade respiratória como respiração acelerada e retração dos músculos que auxiliam a respiração. Perante uma causa infeciosa, a criança pode apresentar febre.

Em bebês com baixos níveis de oxigênio ou mistura de sangue oxigenado e não oxigenado, o sangue pode ter uma cor azulada ou arroxeada, devido à cianose. Essa aparência azulada é mais perceptível em locais onde a pele é fina, como lábios, orelhas e unhas.

Quando um paciente é acometido pela cianose, suas unhas, lábios e mucosas ganham uma coloração azulada. É normalmente alguns dos sintomas da doença, que podem interferir na oxigenação e na circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Como é o tratamento da cianose ? A cianose não é uma doença, mas um sinal de doença. Por isso, o tratamento deve ser dirigido à causa da cianose . Ela pode ser muito simples, como evitar a exposição a altas temperaturas e a altitudes; ou mais complexas, demandando inclusive uma cirurgia cardíaca.

O principal mecanismo da hipoxemia é pela falta de passagem de oxigênio dos pulmões para o sangue, devido a problemas nos alvéolos pulmonares. Isso ocorre em pneumonias bacterianas, em que há preenchimento do tecido pulmonar por pus, bem como em pneumonias por vírus.

A mistura do sangue oxigenado (vermelho vivo) com o sangue não-oxigenado (mais azulado) dá origem ao termo popular “bebê de sangue azul”, que os médicos chamam de cianose. De acordo com Ivan Penna, o teste do coraçãozinho detecta a cianose ainda na maternidade.

As doenças cardíacas acianóticas são um grupo de doenças cardíacas nas quais o sangue oxigenado mistura-se, no coração, com o sangue pouco oxigenado.