O que é cfop?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Código Fiscal de Operações e de Prestações ou sob a sigla CFOP é um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelo governo. É indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros.

O CFOP é um código numérico composto de uma série de categorias que indicam as informações da mercadoria ou serviço objeto da nota. Por sua vez, a natureza da operação é uma descrição única de qual é o processo que motivou a emissão da nota: compra, venda, devolução, etc.

Acesse a aba Cadastros > CFOP > entre no CFOP que deseja configurar; Vá na aba " Opções " > sub-aba Super Simples. Clique em " Incluir " e informe o tipo de receita, caso esse seja padrão basta marcar a opção " Definir este tipo de receita como padrão para este código fiscal" . Após clique em Gravar.

Clique no ícone de EDITAR (lápis) na natureza de operação que deseja inserir o CFOP. Caso queira pode habilitar a opção de PADRÃO para deixar este CFOP como padrão em todas as notas fiscais que for emitir. Ao final da tela basta clicar em SALVAR para finalizar o procedimento.

Qual A Importância Do CFOP? O CFOP foi criado para ajudar a Receita Federal em seu trabalho de fiscalização. Como falamos, é o código que indica se uma nota deverá recolher impostos ou não. Além disso, também indica se haverá movimentações de estoque e financeiras que sejam de interesse do Fisco.

5202

O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado. Para transações interestaduais, o CFOP de devolução de compra para comercialização é o 6202 e, para transações internacionais, 7202.

Como é formado o CFOP? o 1º dígito indica se a operação é de entrada ou saída. O 2º dígito mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal. Por fim, o 3º e 4º dígitos especificam o tipo de prestação ou de operação.

CFOP é o Código Fiscal de Operações e de Prestações, e ele é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro.

Relação de CFOP's mais utilizados

  • 5.000 – SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
  • 6.000 – SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.
  • 7.000 – SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O EXTERIOR.

A fórmula básica para se chegar ao valor do ICMS é simples: preço da mercadoria x alíquota do ICMS. Como exemplo, o ICMS com alíquota de 15% de um produto que custa R$ 500 é R$ 75. Vale destacar que o valor do ICMS já está incluído no preço das mercadorias, por isso é que se usa o termo “cálculo por dentro”.

Dito isso, entenda que não há nenhum tipo de tabela que mostre com certeza como saber o CFOP de um produto pelo NCM, pois varia de caso a caso. No entanto, você pode acessar a lista de CFOP's disponível na SEFAZ.