O que e ceratocone?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

Os sintomas do ceratocone se desenvolvem com o tempo, causando a perda progressiva da visão, onde o paciente apresenta dificuldades para enxergar de perto e de longe. Em certos casos, pode se notar fotofobia, onde os olhos são sensíveis à luz e diplopia, caracterizado pela visão dupla.

Por que ceratocone é grave? Como o próprio nome sugere, esta doença faz a córnea se projetar para a frente, formando uma espécie de cone ocular. Ceratocone é grave porque pode comprometer a visão se não for tratada.

5 opções de tratamento para ceratocone

  1. Casos leves a moderados: óculos e lentes de grau.
  2. Casos moderados a graves: crosslinking e anel intracorneano (anel de Ferrara).
  3. Casos severos: transplante de córnea.

Sem o tratamento adequado para evitar a deformação da córnea, a patologia pode provocar uma perda de visão acentuada ou, em casos raros, até mesmo a cegueira total. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, normalmente indivíduos de 10 a 25 anos.

Ainda não se conhece a causa exata da doença. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana e vão desde o decréscimo no aporte de colágeno até o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência.

1) Você não vai ficar cego por causa do ceratocone
Algumas pessoas ao longo do tempo não alcançando melhora da visão com lentes de contato ou óculos, temem prosseguir com a cirurgia de transplante de córnea.

Infelizmente, o ceratocone é uma doença que não tem cura e que pode se prolongar ao longo da vida. No entanto, na maioria dos casos, ela pode ser estabilizada, devolvendo a acuidade visual ao paciente e restaurando a sua qualidade de vida.

Em alguns casos, pacientes com essa condição possuem mais de 10 graus no uso de lentes corretivas, as quais, mesmo assim, não garantem total nitidez de visão em certas situações. No geral, é uma doença administrável, mas em quadros avançados essa condição pode levar à cegueira.

Como doença se caracteriza por deformidade na córnea, quem tem ceratocone não deve coçar os olhos para não agravar o problema. Conheça os tratamentos. A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Ela tem uma curvatura arredondada e é formada por fibras de colágeno.

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

É uma condição progressiva e que costuma estabilizar-se entre os 30 e 45 anos. Entretanto, algumas medidas ajudam a atrasar o seu desenvolvimento. Entenda, com a ajuda desse artigo, como evitar a progressão do ceratocone.

Porém, a cirurgia de crosslinking tem preço em média por volta de R$4 mil. Por ser um valor que muitas pessoas não podem pagar, também é comum que os pacientes tenham dúvida se é possível fazer cirurgia crosslinking pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sim, é possível fazer o procedimento cirúrgico pelo SUS.

Outra técnica disponível para o tratamento do Ceratocone é o Implante de Anel Intraestromal. A cirurgia é uma das alternativas para evitar que o paciente evolua para o transplante de córnea.

Pacientes que passaram pelo procedimento crosslinking costumam ter uma recuperação gradual, com a vista embaçada nos primeiros dias. Eles também podem apresentar sensibilidade à luz e outros incômodos, como inchaço ao redor dos olhos.