O que é canal no dente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 8 votos

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.

Em alguns casos, pode acontecer de a coloração do elemento mudar um pouco, tendo um leve escurecimento. Mas não há nada que a odontologia estética não resolva! Depois do tratamento, o paciente também irá notar uma menor resistência do dente.

O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração.

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Evite alimentos duros e dê “repouso” ao dente
Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos. Esse é um cuidado simples e que pode fazer toda a diferença no pós-operatório e no bem-estar do paciente.

O tratamento de canal é uma cirurgia e requer cuidados após a sua realização. Assim como outros procedimentos cirúrgicos bucais, tais como a extração de siso, é recomendado repouso ao paciente que passou pela cirurgia.

Sensibilidade a temperaturas quentes e frias. Dor pulsátil. Sensibilidade ao mastigar. Dor irradiada para outros dentes.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal. Isso porque durante o tratamento do canal, são utilizadas substâncias para desinfetar o sistema de canal e com isso, os tecidos adjacentes podem ficar mais irritados.

Não! Apesar de nos dentes com canal tratado não termos mais a parte vital do dente, que é a polpa, toda a parte externa radicular é revestida por uma membrana viva mais conhecida como ligamento periodontal. É ele que faz o dente permanecer inserido ao osso e continuar executando todas as suas funções normalmente.

Na maioria dos casos é possível extrair um dente e colocar prótese no mesmo dia com tranquilidade. Na realidade, essa é a melhor conduta a se tomar para que se tenha o menor impacto possível na rotina da pessoa.

Se a polpa (tecido mole que contém os vasos sanguíneos e nervos do dente) for infectada ou danificada, um procedimento de canal é realizado para removê-la. A necessidade do tratamento de canal geralmente é mais dolorosa do que passar pelo procedimento em si.

Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento. Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.