O que é botulismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum).

O botulismo é uma doença bacteriana grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo, nas fezes humanas ou de animais e nos alimentos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

Sintomas: A doença pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dores de cabeça; vertigem; tontura; sonolência; visão turva; visão dupla; diarreia; náuseas; vômitos; dificuldade para respirar; paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas; comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e ...

O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Apresenta-se sob três formas: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal.

O problema em dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil.

Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta ...

Outra dica simples é fazer o teste usando um papel-toalha. Pingue umas gotinhas do mel em cima do papel. Dica: se o mel for absorvido pelo papel-toalha, isso significa que ele não é puro, caso ele não seja absorvido, esse é o sinal de que ele é puro.

Botulismo é a doença causada pela ingestão alimentos contaminados. Sua toxina é uma das mais potentes que se conhece e nos casos mais graves, a morte ocorre no período de três a cinco dias.

As principais formas de prevenir o botulismo são: Evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto.

O cuidado no preparo e armazenamento dos alimentos pode prevenir o botulismo que é causado pela ingestão de alimentos contaminados. Se as pessoas suspeitam de ter botulismo, devem ir imediatamente ao hospital. É usada uma antitoxina para evitar ou diminuir os efeitos da toxina.