O que é bico de papagaio?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Chamado também de “osteofitose”, o bico de papagaio é uma condição médica que afeta os discos ósseos que compõem a coluna vertebral. Ao invés de permanecerem retos e alinhados, por conta de uma inflamação nos discos da coluna vertebral, forma-se uma pontinha na borda externa do disco da coluna vertebral.

Sinais e sintomas de bicos de papagaio
Dor nas costas e/ou pescoço, que pode irradiar para os ombros ou pernas. Tensão ou fadiga muscular (contratura muscular) Formigueiros nos membros ou sensação de picada. Rigidez.

Em casos considerados mais graves, o bico de papagaio pode gerar um quadro de parestesia, que consiste na perda de sensibilidade nos membros inferiores, ou a paresia, que é a perda de força nos membros inferiores.

Os bicos de papagaio são lesões que se apresentam na coluna vertebral, gerando os chamados “osteófitos”. Estes, por sua vez, são como um prolongamento dos ossos, que aparecem por conta da progressão do problema. Isso ocorre graças à deposição de cálcio (mineral que compõe os ossos) na região.

Tratamento para o bico de papagaio
Como qualquer outra doença, o tratamento varia de paciente para paciente e depende da gravidade da inflamação. Mas, geralmente, o tratamento é realizado com uso de anti-inflamatórios e de estimulantes para produção de cartilagem.

Dormir de barriga para cima não é muito aconselhável, mas se esta for a sua posição preferida, opte pelo uso de um travesseiro mais baixo sob a cabeça para não promover tensões à musculatura cervical e outro travesseiro embaixo dos joelhos para relaxar os músculos da lombar e das coxas.

DIFERENÇA ENTRE BICO DE PAPAGAIO E HÉRNIA DE DISCO
Basicamente, o bico de papagaio é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral, enquanto a hérnia de disco é uma patologia que atinge os discos entre as vértebras. Dentro desses discos existe uma substância chamada núcleo.

O bico de papagaio é uma alteração óssea muito comum - principalmente nas regiões cervical e lombar - e só vai causar desconforto, de fato, caso esses ganchos pressionem um ou mais nervos da coluna vertebral. Porém, quando não tratado, o caso do paciente pode piorar e causar dores intensas e até limitantes.

Evitar pegar em cargas elevadas. Ter um peso adequado e, se necessário emagrecer. Praticar atividade física regulamente, principalmente exercícios com pouco impacto como hidroginástica, Pilates ou andar de bicicleta.

Qual o melhor anti-inflamatório para bico de papagaio? Os anti-inflamatórios mais utilizados nesse caso são os coxibes. Quem tem bico de papagaio pode trabalhar? Sim, o bico de papagaio por si só não é uma causa de afastamento do trabalho.

Apesar de não ter cura, o bico de papagaio pode piorar ao longo do tempo e, por isso, é importante realizar tratamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida, podendo ser recomendada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos.

De acordo com estudos, o magnésio pode ser benéfico para a saúde da coluna vertebral e pode ajudar no alívio da dor no nervo ciático. Esse mineral é importante para a função nervosa saudável, além de auxiliar na manutenção da saúde muscular, incluindo os músculos da coluna vertebral.